Lugares

As 7 maiores obras faraônicas da história

Não é de hoje que o ser humano demonstra exímia capacidade para construir obras grandiosas, não é verdade? Pensando nisso, nós, do Blog Só Falta Grana, separamos uma lista com as 7 maiores obras faraônicas de todo o mundo. Ficou curioso(a)? Veja a seguir.

Ponte Qingdao Haiwan

Maiores obras faraônicas: Ponte de Qingdao Haiwan

São 55 quilômetros sob o mar, com um túnel subaquático e ilhas artificiais. A Ponte Qingdao é a maior ponte marítima do mundo e foi finalizada em 2018. Ela liga nove cidades e o aeroporto internacional de Hong Kong, um dos mais importantes e movimentados do país.

A obra levou quatro anos para concretizar-se. A travessia é composta por trechos elevados construídos majoritariamente por aço e enorme pilares em concreto e fundações estaqueadas. Além disso, suas sete torres de estaiamento tornam o projeto ainda mais imponente.

banner 300x250

Como se não bastasse os trechos elevados, foram construídas ainda duas ilhas artificiais que tem a função de entrada e saída da recessão subaquática da travessia. Ou seja, a travessia possui 7 quilômetros de extensão. É por essa razão que ela não podia deixar de ser mencionada entre as maiores obras faraônicas do mundo.

Além disso, vale ressaltar que a obra está situada em uma região em que é muito comum a presença de furacões e tsunamis. Por isso, ela foi projetada para aguentar ventos de até 340 quilômetros por hora e uma vida útil mínima de 120 anos. Estima-se que ela custou, em média, US$ 2,3 bilhões.

Flevopolder

Maiores obras faraônicas: Flevopolder

Conhecida como a maior ilha artificial do mundo, com impressionantes 970 quilômetros quadrados. Ou seja, ela é 92 vezes maior do que a segunda maior ilha: o aeroporto de Kansai com quase 11 quilômetros quadrados. Sendo assim, Flevopolder é tão grande que se tornou até mesmo a 12ª província da Holanda.

A região é cercada de diques. Isso porque, a média de altura é de cerca de cinco metros abaixo do nível do mar. Sendo assim, a ilha é cercada pelo mar do Norte em um lado e por lagos contíguos no outro. Além disso, há cerca de 313 mil habitantes no local.

banner 300x250

Sua construção começou nos anos de 1950, quando a sua parte oriental foi emergida. Em seguida, já no ano de 1959, a parte ao sul foi finalizada. Em ambos, os diques foram necessários. Outro fator de relevância é que bombas a diesel e elétricas foram usadas na retirada da água.

Estádio Primeiro de maio – Rungrado

Maiores obras faraônicas: Estádio Primeiro de Maio Rungrado

Fica situado na Ilha Rungra, Pyongyang, Coréia do Norte. Sua inauguração aconteceu em 1º de maio de 1989 e é o maior estádio do mundo devido a sua capacidade de lugares. São quase 21 hectares, o que corresponde, a aproximadamente, 51 acres.

A estrutura conta 16 arcos dispostos em um anel que tem o formato semelhante a uma flor magnólia. Sua área total equivale a 207.000 metros quadrados. Logo, são oito andares e lóbulos que atingem mais de 60 metros acima do solo. A capacidade inicial do estádio era de 150.000 pés quadrados.

Contudo, após uma reforma realizada em 2014, esse número caiu para 114.000. Ainda assim, ele não podia deixar de ser mencionado na lista de as maiores obras faraônicas, já que é considerado o maior do mundo todo. Ele conta com campo de futebol, pista de atletismo e uma piscina e campos de golfe em miniatura.

Centro Comercial Dubai

Centro Comercial Dubai

Abriu-se em 2008 e tem uma extensão de mais de 100 mil hectares. Ao todo, são mais de 1200 lojas de todo o tipo, distribuídas em seis pisos. Também conta com um aquário, um hotel, vinte e duas salas de cinema, praça de alimentação, cento e vinte restaurantes e uma pista de gelo. Logo, é o destino para compra e entretenimento mais visitado de todo o mundo.

Sendo assim, possui mais de 100 mil turistas ao ano. Sua inauguração de se deu em 04 de novembro de 2008. A construção custou cerca de 20 bilhões de dólares. Além disso, a pista de patinação e aquário também estão entre os maiores do mundo. São, aproximadamente 33.000 animais.

| Leia também: As 5 cidades mais caras do mundo para viver

Represa Três Gargantas, China

Represa Três Gargantas, China

É a maior hidroelétrica do mundo, ela fica no rio Yangtze, na China. Ele é também o terceiro maior rio do mundo, perdendo apenas para o Rio Nilo e o Rio Amazonas. O Yangtze é muito importante para a economia chinesa. Essa relevância ficou ainda mais em destaque após a construção da barragem.

Em termos de capacidade instalada são 22.500 MW. Apesar de, em 2014, a barragem ter gerado cerca de 98,8 terawatt-hora (TWh) e alcançado o recorde mundial, ele foi superado pela usina de Itaipu, em 2016, produzindo 103,1 TWh.

Os principais objetivos da barragem são aumentar a capacidade de transporte do rio e reduzir as inundações. Apesar de a China ter considerado o projeto um sucesso, ele chegou a inundar sítios arqueológicos e culturais, deslocou cerca de 1,3 milhão de pessoas e causou mudanças ecológicas significativas.

Torre, Tóquio – Japão

Torre, Tóquio - Japão

Utiliza-se para emissões de sinais de rádio e de televisão. Também tem o restaurante mais alto do Japão e são milhares de pessoas que a visitam todos os anos. Com altura de 333 metros, tem a estrutura mais alta do Japão e a segunda do mundo.

Além disso, seu eixo central foi construído em concreto e é capaz de suportar terremotos e fortes ventos. Sendo assim, como não considerá-las uma das maiores obras faraônicas, certo? Além disso, sua estrutura teve como inspiração a Torre Eiffel, ou seja, com estrutura treliçada, pintada de branco e laranja para fazer cumprir com os regulamentos da segurança aérea. 

O observatório principal localiza-se a 150 metros de altura, enquanto o especial, a 250 metros. Estima-se que ela custou, em média, US$ 806 milhões.

Arranha-céu – Burj Khalifa, Dubai

Arranha-céu - Burj Khalifa, Dubai

Essa obra faraônica já apareceu aqui no Blog no conteúdo “Quais são os 8 maiores prédios do mundo?“. Pois bem, o Burj Khalifa possui 28 metros de altura e a estrutura mais alta que já se construiu. Além disso, há 160 andares e ele foi construído com concreto e aço na parte superior. Sua construção levou cinco anos e o orçamento foi de 20 bilhões de dólares.

A estrutura foi planejada para aguentar ventos fortes e as tormentas de Dubai. O edifício faz parte de um complexo comercial residencial e comercial, chamado Downtown Burj Dubai, localizado ao lado das duas principais avenidas da cidade de Dubai.

Patrocinado

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo