Diversos

A tecnologia do blockchain é segura mesmo?

Afinal, bitcoin é seguro? Quando o assunto é criptomoeda, uma das dúvidas que mais atormenta investidores é a questão da segurança. E faz sentido sentir esse receio, afinal, as criptomoedas surgiram do nada e nem são regulamentadas no Brasil.

Porém, se você ainda tem dúvidas se o bitcoin é seguro, pode ficar tranquilo. Na verdade, é uma das moedas mais seguras do mundo. E para você entender o motivo, a primeira coisa que deve compreender é o funcionamento da blockchain.

A blockchain é um sistema que funciona em rede de registros. Graças a essa tecnologia é possível fazer transações de maneira autônoma e descentralizada. Praticamente o blockchain é uma cadeia que gera blocos de informações de forma criptografada.

banner 300x250

Tudo o que você pode imaginar é registrado em um blockchain. Desde a formação de uma nova criptomoeda a uma compra realizada por qualquer usuário. Assim, o servidor funciona, na verdade, como um sistema aberto para que todos os usuários possam verificar o que está acontecendo.

Então, por que o bitcoin é seguro? Quer dizer, se todo mundo tem acesso, é seguro mesmo?

Todas as informações armazenadas na blockchain possuem um código exclusivo. Essa assinatura também se chama hash. Cada assinatura permite que os blocos se liguem uns aos outros. 

Essa ligação criada no sistema permite que ele seja um dos mais seguros do mundo, porque ninguém consegue alterar os códigos. É impossível violar o blockchain. Para conseguir acessar uma informação, por exemplo, um hacker precisaria decifrar o primeiro hash, e depois o hash do bloco anterior, e depois o anterior, e assim por diante. É uma cadeia sem fim!

banner 300x250

Bitcoin é seguro? Posso negociar sem medo?

bitcoin é seguro

A tecnologia do blockchain é inviolável. No entanto, analisando o mercado como um todo, infelizmente ele não é 100% seguro. A vulnerabilidade do mercado surge a partir do momento em que outras pessoas começam a interagir entre si.

O bitcoin é seguro, o problema não está com a tecnologia da moeda em si. E sim quando ela começa a ser armazenada em uma carteira digital. Há várias formas de armazenar uma moeda em uma carteira, podendo ser em um modelo desktop, online e até mesmo de papel.

Nesse ponto a segurança entra em jogo. Isso porque qualquer arquivo armazenado no computador está sujeito a um ataque hacker. Os ataques geralmente ocorrem por meio de vírus e malware. Especialmente dentro de download de arquivos e apps.

Uma vez instalados no computador, eles têm acesso às suas informações, como senha da carteira, e assim conseguem roubar o saldo de criptomoedas. As exchanges estão constantemente atualizando a segurança para evitar esse tipo de ataque. Confira a seguir alguns dos ataques mais famosos:

  • Em 2014, 473 milhões de dólares foram roubados da MtGox;
  • Em 2015, 5,1 milhões de dólares foram roubados da Bitstamp. Naquela época, esse valor era equivalente a 19 mil bitcoins. Hoje isso seria equivalente a mais de 4 bilhões de reais;
  • Já em 2016, a Bitfinex teve 66 milhões de dólares roubados por meio de ataques. Em média, 120 mil criptomoedas.

Como você pode ver, o problema não está na moeda em si, mas sim nas senhas armazenadas em computadores comuns atacados por hackers.

O que são os esquemas ponzi?

bitcoin é seguro

Os esquemas Ponzi são os mais conhecidos do mercado de criptomoedas. Agora você já sabe que bitcoin é seguro, porém, cuidado com os esquemas. 

Com a premissa de que o usuário pode multiplicar o dinheiro de forma muito rápida, muitas pessoas caem no golpe. Basicamente, funciona como um esquema de pirâmide. E para que a vítima ganhe mais dinheiro, ela deve chamar mais pessoas para o esquema.

Recentemente, houve um caso que ganhou repercussão de mais um criminoso chamado Faraó dos Bitcoins. Tome muito cuidado com esse tipo de gente. Não existe dinheiro fácil em nenhum tipo de mercado, e com bitcoins não é diferente.

Um dos casos mais famosos de esquema Ponzi foi o da BitConnect. Essa plataforma prometia aos investidores que teriam cerca de 1% de lucro por dia para quem comprasse as moedas da própria plataforma. Mas só seria possível com muitas pessoas entrando na plataforma. E o resultado era óbvio: muitos investidores perderam muito dinheiro que foi roubado por esta “empresa”. 

Portanto, bitcoin é seguro, mas para investir com tranquilidade, você deve pesquisar muito bem a corretora antes de investir o seu dinheiro.

Além disso, tome muito cuidado com onde você vai deixar o endereço da sua carteira digital. Lembre-se que qualquer um que tiver acesso poderá colocar as mãos no seu dinheiro.

Por fim, jamais caia na pegadinha de achar que existe uma forma lucrativa de comprar moedas e lucrar muito dinheiro todos os dias. Se você se deparar com alguém fazendo esse tipo de promessa, denuncie imediatamente à polícia. É muito provável que seja mais uma tentativa de golpe/pirâmide.

E você, já investiu em bitcoins ou outras criptomoedas? Deixe o seu comentário abaixo e aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais!

Patrocinado

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo