Quais cidades brasileiras com melhor qualidade de vida?
O Brasil pode até não ser um país de primeiro mundo, porém algumas cidades brasileiras com melhor qualidade de vida se destacam e estão acima da média nacional. Os dados apresentados a seguir são do IDGM – Indicador dos Desafios da Gestão Municipal que se trata de um estudo feito anualmente que analisa as cem maiores cidades brasileiras que representam mais da metade do PIB do nosso país.
Ele reúne 15 indicadores em quatro áreas essenciais para a qualidade de vida da população. São elas: educação, saúde, segurança e saneamento e sustentabilidade.
São José dos Campos
Abrindo a lista, aparece a cidade de São José dos Campos. Fundada há 253 anos, está localizada a leste da capital do estado. Com um IDH – Índice de Desenvolvimento Humano de 0,807 e uma população de aproximadamente 730 mil habitantes, a cidade possui a terceira melhor educação do Brasil.
Além disso, a cidade é a sede de importantes empresas no Brasil, além de vários centros de ensino e pesquisas, como a Unesp, o ITA, a Fatec, entre outras. O parque tecnológico de São José dos Campos é o maior complexo aeroespacial da América, que faz com que a cidade seja a única do mundo com centros de pesquisa cada vez maiores fabricantes mundiais de aeronaves.
Dentre elas a Embraer, a Boeing e a Airbus. Além da importância econômica, a cidade é também importante centro cultural do Vale do Paraíba. Ele se destaca por considerar uma parcela considerável do PIB do Brasil. Sendo assim, o apelido de Capital do Vale para a cidade.
Piracicaba
Em quarto lugar, dentre as cidades brasileiras com melhor qualidade de vida, está Piracicaba. Cidade também paulista, está localizada a cerca de 164 km da capital. A cidade possui um IDH de 0,785 e uma população de 407 mil habitantes.
Apesar de possuir um IDH menos que São José dos Campos, seus índices de educação e saúde são maiores do que de sua conterrânea . Ambas estão empatas na terceira posição do ranking de educação. Piracicaba tornou-se uma das primeiras cidades a se industrializar no país.
Além disso, tornou-se também um dos principais centros industriais da região e sede de diversas universidades, como a USP, a Unicamp, a UNIMEP, entre outras. A cidade foi ainda, apelidada de noiva da colina pelo promotor Brasílio Machado.
Outro apelido para a cidade é Florença Paulista, pela larga localização e influência italiana em bairros da cidade.
São José do Rio Preto
Em terceiro lugar aparece mais uma cidade Paulista. São José do Rio Preto está localizada a 442 quilômetros da capital, na região noroeste do estado. A cidade possui aproximadamente 465 mil habitantes e um IDH de 0,787. Apesar de estar na sexta posição no índice de educação, seu índice na saúde é maior do que as outras.
O município conta com uma importante tradição cultural, que vai do artesanato ao teatro, à música e ao esporte. Como os clubes mais tradicionais está o Américo Futebol Clube e o Rio Preto Esporte Clube. Além disso, a cidade é conhecida como capital da Capivara, por conta da grande quantia presente delas na cidade, principalmente na região da represa.
A maior fonte de renda da cidade são empresas e estabelecimentos comerciais, que juntas somam mais de 20 mil unidades. Além disso, há cinco shopping centers que recebem mensalmente cerca 1,2 milhão de consumidores.
| Leia também: Países mais ricos do mundo: confira os 8 principais
Jundiaí
Em segundo lugar está a cidade de Jundiaí. Ela está localizada a 57 quilômetros da capital. A cidade foi fundada há 370 anos, em 1651, possui cerca de 419 mil habitantes e um IDH de 0,822. Isso porque, está no 8º lugar no ranking de educação e 7º de saneamento básico.
Além disso, há paisagens marcantes como a Serra do Japi, uma grande área de Mata Atlântica preservada, apelidada também de Castelos de Águas, devido à sua riqueza hídrica. Outro fator de relevância é que Jundiaí é um grande palco para indústrias de grande porte e multinacionais.
Sendo assim, nela encontra-se um dos maiores parques industriais da América Latina. Ou seja, ela tornou-se um grande polo para empresas de tecnologias e logística. Por isso, ela é o 7º maior PIB do estado. A cidade também é famosa por ser a terra da uva e do morango, produzindo cerca de 30% de toda uva do Estado de São Paulo.
Maringá
No topo do ranking está a cidade de Maringá, por isso já é a terceira vez que ela é eleita a melhor cidade do Brasil para se viver. Localizada no norte do Paraná, há 436 quilômetros da capital de Curitiba, ela possui 430 mil habitantes e mais de 800 mil em sua área metropolitana.
Seu IDH é de 0,808, além disso, é considerada umas das cidades mais arborizadas e limpas do país, por possuir grandes áreas de mata nativa preservada, como o Horto Florestal, o Parque dos Pinheiros e o Parque do Ingá.
Outra curiosidade, é que Maringá já foi considerada a cidade mais segura do Brasil, comparável até mesmo com Amsterdã, a capital da Holanda. Ou seja, já deu para entender por qual razão ela é uma das cidades brasileiras com melhor qualidade de vida.
Nos ramos de educação e saúde pública assume a 5ª posição e o terceiro lugar em saneamento. Além disso, Maringá é o polo da moda no sul do país, contando com o maior shopping atacadista da América Latina, o Mercosul.
Recentemente, Maringá também está se destacando no mercado de software, contando com o consolidado APL, Arranjo Produtivo Local no setor.
E aí? Gostou de conhecer as cidades brasileiras com melhor qualidade de vida? Deixe aqui nos comentários o que achou, gostaríamos de saber.