Como Funciona um Título de Capitalização
É melhor que poupança? É um investimento? De maneira geral, muitos brasileiros não entendem como funciona um título de capitalização mas sempre escutam sobre o assunto. Você se encaixa nisso também?
Agora, se você procura ganhar e guardar dinheiro, além de concorrer a prêmios, essa é uma opção muito viável e, por esse motivo, é uma prática muito comum no país.
Preparamos esse conteúdo para acabar de uma vez por todas com suas dúvidas e confusões. Confira em seguida e quem sabe não vire um titular fiel.
Afinal, O Que é e Como Funciona um Título de Capitalização?
Em suma, um título de capitalização é uma aplicação financeira. Você paga um valor único, mensal ou periódico e então, participa de sorteios concorrendo a prêmios em dinheiro que pagam desde pequenas até grandes quantias.
Você tem a possibilidade, em alguns casos, de resgatar até todo o valor gasto na compra, dependendo do título adquirido. Ainda assim, existem modalidades que contemplam o titular com bens ou serviços.
O valor pago na compra de seu título é destinado a três áreas: a quantia que retorna ao titular, os custos dos sorteios e as despesas da sociedade de capitalização.
Bem como a vantagem do sorteio, outro ponto que pode explicar a popularidade dos títulos no Brasil, país onde muitos habitantes estão endividados, é a dificuldade que as pessoas têm de traçar metas e, principalmente, poupar dinheiro.
Como Funciona um Título de Capitalização: O Retorno Financeiro
Cada empresa tem sua forma de devolver os valores, dependendo do objetivo do título de que é responsável.
O SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), órgão responsável pela regulamentação e garantia de títulos de capitalização, possui regras sobre como cada tipo de produto pode gerenciar os valores arrecadados.
Então, confira as modalidades em seguida para começar a entender sobre esse mundo e descobrir qual título é mais adequado para você.
Como Funciona um Título de Capitalização: Modalidades
Existem diversos tipos de títulos de capitalização que funcionam semelhantemente. Nesse sentido, são alguns detalhes que te farão escolher o ideal para você.
Tradicional
É a modalidade mais escolhida no Brasil. Seu principal objetivo, desde a sua criação, é restituir todo o valor dos pagamentos e assim, incentivar o acúmulo de reservas.
Nesta modalidade, o titular realiza os pagamentos de uma única vez ou mensalmente, e ainda concorre em sorteios.
O titular recebe 100% do valor acumulado de volta após o período definido previamente. Para isso, ele precisa apenas fazer os pagamentos corretamente.
Popular
Em suma, o foco principal deste título é a participação periódica do titular em sorteios com prêmios em dinheiro, sem a obrigatoriedade da empresa responsável devolver o total do valor acumulado.
Nesse modelo, a exigência de devolução é de até 50% do valor integral do montante pago.
Incentivo
Em síntese, é uma modalidade com pouca burocracia, porém com mais impostos.
A ideia é incentivar o consumo de certo produto ou serviço, oferecendo a participação em sorteios.
Empresas utilizam fortemente dessa modalidade como ferramenta de atração de novos clientes por meio de ações promocionais em que o usuário participa de um sorteio concorrendo ao produto ou serviço como prêmio, por exemplo.
Compra Programada
O título de capitalização de compra programada prevê pagamentos periódicos de um valor a fim de adquirir bens após o final de um período predeterminado. Além disso, o titular também participa de sorteios.
A ideia aqui não é apenas poupar dinheiro, ganhar algum prêmio ou ser incentivado ao uso de um produto. O foco principal é conseguir um bem de valor significativo a longo prazo.
Ao fim do título, com os pagamentos realizados corretamente, o titular resgata o bem ou o serviço previsto em regulamento sem custo adicional.
Já com os sorteios, é possível antecipar o resgate. Assim, o titular recebe o valor do título mais o saldo que depositou até a data do sorteio.
Instrumento de Garantia
Essa é uma modalidade atrativa para quem quer, por exemplo, alugar um imóvel, já que serve como garantia para um aluguel ou um empréstimo.
Além disso, o titular participa de sorteios e a empresa responsável devolve o total de valores pagos ao final da vigência do título.
A finalidade desta modalidade é dar mais segurança ao titular na hora de solicitar um empréstimo ou assegurar uma fiança locatícia.
Filantropia Premiável
Chegamos a modalidade mais atrativa para quem se interessa por causas sociais.
Os sorteios dos títulos de Filantropia Premiável são um incentivo para que o titular seja premiado e tenha a possibilidade de ajudar entidades filantrópicas.
Em suma, ao adquirir um título e participar dos sorteios, é possível ceder o direito de resgate da sua reserva para a instituição sem fins lucrativos beneficiada e previamente credenciada.
Pagamento
Ao decidir fazer essa aplicação, primeiramente você deve pensar qual será o tipo de pagamento, dentre as opções disponíveis.
Pagamento mensal
O título prevê o pagamento do valor definido previamente todos os meses para concorrer aos sorteios;
Pagamento Único
O titular realiza o pagamento apenas uma vez de acordo com o que está previsto e concorre aos prêmios durante o prazo de vigência do título;
Pagamento Periódico
O número de pagamentos e o número de meses do título são diferentes. Você deve pagar o valor contratado dentro dos prazos pré-estabelecidos, em intervalos maiores ou menores.
Como Funciona um Título de Capitalização: Atrasou o Pagamento?
Cada título tem o seu procedimento em relação aos atrasos. Em alguns casos, as empresas cobram multas e atualização monetária. Em outros, prorrogam a vigência do contrato. Existem diversas medidas tomadas por cada administradora.
Porém, uma medida tomada por todas elas nos casos de clientes com alguma parcela em aberto, é o impedimento para participar dos sorteios.
Uma alternativa para você não perder a chance de participar dos sorteios e, assim, ganhar algum prêmio, é optar pelo pagamento automático e não precisar se atentar às datas de vencimento dos boletos, etc.
Rendimentos
De antemão, saiba que independente da forma de pagamento que escolher, a rentabilidade não incide em todo o dinheiro aplicado, somente na cota de capitalização, que é a parcela do valor pago liberado ao final da vigência do título.
Isso porque no valor estão inclusos custos, como as cotas de carregamento, porcentagem que cobrirá os custos administrativos da sociedade organizadora, e as cotas de sorteio, que consistem na porcentagem dos pagamentos utilizada para distribuir os prêmios.
O rendimento de cada título varia de acordo com a taxa referencial e a taxa estabelecida em sua contratação, que deve ser de pelo menos 0,1%.
Em geral, normalmente a rentabilidade é baixa. A vantagem acontece quando você é sorteado, e assim, tem a possibilidade de ganhar até 10 vezes o valor que investiu.
O valor pago é corrigido mensalmente e, em geral, tem como base a Taxa Referencial (TR), a mesma usada na poupança. E a administradora define o valor exato nas condições gerais do título de capitalização.
É importante destacar que um título de capitalização não tem relação com a poupança e não é um investimento de renda fixa, garantidos pelo Fundo Garantidor de Créditos.
Porém, não muda o fato de que os os títulos de capitalização podem render boas quantias em dinheiro por meio de seus sorteios e além disso, podem trazer diversos benefícios.
Como Funciona um Título de Capitalização: Sorteios
Nos títulos de capitalização em que há sorteios, as instituições emissoras podem utilizar os resultados das Loterias Oficiais.
Outra opção disponível é a administradora optar por realizar seus próprios sorteios, mas neste modelo é obrigatório que seja amplamente divulgado aos titulares, com a opção de terem livre acesso para acompanharem pessoalmente o momento em que o resultado é revelado.
Além disso, para garantir a lisura do processo, devem estar presentes alguns auditores independentes.
Seja qual for da forma escolhida, o regulamento deverá definir o que será sorteado e, em caso de prêmio em dinheiro, se o valor é líquido ou bruto.
Nas condições gerais dos sorteios devem constar os valores dos prêmios, as datas de realização das premiações, o número de sorteios que devem ocorrer durante o período de vigência e, por fim, a maneira como serão realizados os sorteios.
O Resgate
Chegamos a parte que você deve estar esperando: o resgate.
Nos modelos de pagamento mensal ou periódico costumam possuir um período em que o valor fica bloqueado até que você consiga resgatá-lo.
Após esse período, você terá acesso aos valores. Alguns títulos liberam apenas no fim do prazo previsto no regulamento e outros antecipadamente.
Nos casos em que você tem acesso antes do previsto, a sociedade de capitalização pode estipular uma penalidade em relação ao capital que já foi acumulado, por você não ter mantido o dinheiro pelo tempo previsto.
A estratégia para você arrecadar a maior parcela possível consiste em resgatar o valor somente ao fim do prazo estipulado nas condições gerais.
Resgate por Sorteio
Ao ser contemplado em um sorteio, você tem a possibilidade de encerrar o seu título ou não.
Em alguns casos, o prêmio pode ser liberado, porém você deve continuar pagando os valores acordados até o fim do período de vigência. Já em outros, a administradora finalizará automaticamente o título quando você for sorteado.
Todas as condições da sua aplicação estão descritas no contrato. De qualquer forma, você deve contatar o emissor do título para saber quais procedimentos adotar para receber em sua conta o valor do prêmio.
Como Funciona um Título de Capitalização: Pagamento Fixado
Nos planos com vigência de 1 ano, os pagamentos têm a obrigatoriedade de serem fixados.
Já nos pagamentos com prazos maiores, a administradora pode utilizar algum índice para fazer uma atualização monetária.
Ah, fique atento. Todos esses detalhes devem sempre estar definidos em contrato.
Vai Aderir?
Agora que você entrou no mundo dos títulos de capitalização, talvez seja o momento de analisar detalhadamente cada uma das modalidades.
De antemão, se você tem interesse por causas sociais, a Filantropia Premiável, que repassa parte dos valores às instituições de caridade com a permissão dos titulares, vai te chamar mais forte.
Este é o caso dos títulos de capitalização do Lottocap. Ao adquiri-los é possível escolher, a cada participação, se quer ou não doar a sua reserva para a APAE-RS, entidade sem fins lucrativos que promove capacitações, cursos e desenvolve projetos que beneficiam pessoas com deficiência intelectual e múltipla.
Então, além de concorrer aos sorteios e poder ganhar ótimos prêmios em dinheiro, você pode ajudar esse projeto incrível.
Além disso, alguns dos sorteios do LottoCap são baseados nos resultados das principais Loterias da Caixa, trazendo transparência e confiabilidade.
Ah, encontramos um conteúdo que pode te interessar! Então, confira agora 13 Formas de ganhar uma grana virtualmente.