Vida milionária

Confira 3 opções para começar a investir em dólar

Você gostaria de aprender como investir em dólar?

Esse movimento de subida e descida do dólar desperta o interesse de muitos investidores. Se você também quer começar a investir em uma das moedas mais valiosas do mundo, acompanhe o nosso conteúdo a seguir.

Apesar de o dólar ser uma moeda forte e estar sempre à frente do real, tenha em mente que esse tipo de investimento se trata de renda variável. E por isso, há sempre algum risco envolvido referente à variação do câmbio. Quando o real desvaloriza, beneficia os investidores em dólar. Mas o contrário também pode acontecer.

banner 300x250

Com o recente acontecimento da guerra entre a Rússia e a Ucrânia, o dólar disparou em 3% e os juros aumentaram consideravelmente após os ataques. Existem centenas de fatores envolvidos que podem influenciar na variação do câmbio e, por isso, se você quer aprender como investir em dólar, precisa entender pelo menos alguns princípios básicos e as modalidades nas quais você pode investir dinheiro.

Gostaria de conferir algumas opções de como investir em dólar? Confira a seguir!

1- Como investir em dólar? Comece pelos fundos cambiais

como investir em dólar

Uma das formas de como investir em dólar é aplicando o dinheiro em fundos cambiais. Porém, se você tem um perfil de investidor menos agressivo, pode não ser a opção ideal. Isso porque com esse fundo de investimento, pelo menos 80% do seu patrimônio é investido em fundos onde há o alto risco da variação do câmbio.

Assim, a instabilidade do seu dinheiro acompanha a movimentação da taxa do câmbio do dólar. Essa é uma das maneiras mais fáceis de se investir em dólar. Um dos principais benefícios é que ao fazer esse investimento, você terá apoio de profissionais e gestores de fundos dependendo da corretora que utilizar. 

banner 300x250

A desvantagem é que você não tem autonomia para escolher o melhor ou o pior momento para investir; além disso, está sempre exposto ao risco, já que acontecimentos inesperados podem mudar completamente o rumo do valor do dólar.

De qualquer modo, essa não é a opção de investimento mais eficiente para quem quer ganhar muito dinheiro. Se você quer aprender como investir em dólar, é sempre bom ter o dólar e mais alguma coisa. Por exemplo, algum fundo de renda fixa que pode dar a você a variação do dólar mais alguma porcentagem.

2- Minicontratos e contratos futuros

Nesse formato de investimento, o investidor pode utilizar a própria variação do câmbio como forma de proteção do seu patrimônio. Funciona da seguinte forma: por meio dos contratos futuros de dólar, que são negociados na Bolsa de Valores do Brasil (B3) por meio do código DOL, o investidor faz uma ordem de compra do dólar pela cotação atual, mas só receberá o dinheiro em uma data futura que foi previamente estabelecida. Caso no dia do recebimento o dólar esteja em alta, o investidor poderá vender a moeda e lucrar com a diferença.

Por exemplo: você pode comprar o dólar em  fevereiro de 2022 no valor de R$ 5. Se você estabelecer que a venda acontecerá em janeiro de 2023 e o dólar estiver valendo R$ 6, você poderá vender e obter todo esse lucro com a diferença. Por outro lado, você também poderá ficar no prejuízo caso o dólar caia. Nesse caso, a diferença entre o valor da compra e o valor da venda será o seu lucro ou prejuízo.

Apesar de ser uma modalidade bastante conhecida, é mal utilizada muitas vezes por investidores. Isso porque ela expõe o investidor a um risco muito alto porque permite que os investimentos sejam alavancados.

A alavancagem pode ser uma grande vantagem para quem sabe usá-la de forma correta. Se for mal utilizada, pode destruir o patrimônio do investidor.

Porém, esse tipo de investimento não é acessível para todo mundo. Os pequenos investidores dificilmente têm acesso a eles. De acordo com algumas informações da B3, somente 4% dos investidores que investem dinheiro em contratos futuros de dólar pertencem à categoria de pessoas físicas.

3- Minicontratos de dólar

como investir em dólar

Outra possibilidade para quem quer investir dinheiro em dólar são os mini contratos de dólar eles possuem o código WD e funcionam de forma semelhante aos contratos futuros de dólar ponto porém, os custos são bem menores pontos tanto é que de acordo com a de 3,31% dos investidores são pessoas físicas .

 Esses investimentos possuem alta liquidez e são mais baratos. Por isso, ocorrem negociações a cada minuto na Bolsa de Valores do Brasil

A forma de investimento também é bastante parecida com a compra e venda de ações na bolsa de valores. Portanto, ao fazer um investimento em minicontrato de dólar, você poderá digitar o código correspondente e escolher a data de vencimento.

Cada ponto do dólar equivale a 20 centavos. Por exemplo, se você tem uma cotação aproximada de 6000 pontos, e os 6.000 pontos forem para 6010 pontos, você ganha 10 pontos na valorização e por isso, lucra 2 dólares.

Essas são apenas algumas opções mais básicas para você começar a aprender como investir em dólar. Você já investe seu dinheiro? Deixe nos comentários abaixo e aproveite para compartilhar o conteúdo em suas redes sociais! 

Patrocinado

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo