Como ganhar dinheiro com o mercado imobiliário em 2022? Parte 1
5 dicas para quem quer investir no mercado imobiliário em 2022: parte 1
Você gostaria de começar a ganhar dinheiro com o mercado imobiliário em 2022? Então, que tal aprender como investir no mercado imobiliário?
Excelente!
Mas antes de colocar o seu dinheiro em jogo, você precisa entender alguns conceitos fundamentais.
É por isso que nós separamos 5 dicas na parte 1 para quem quer investir no mercado imobiliário em 2022.
Vamos começar?
1- Investir em imóveis significa não perder tempo
Tempo é dinheiro e, no mercado imobiliário, bons negócios podem desaparecer em um piscar de olhos. Esqueça quem não leva a sério a venda e concentre-se em quem realmente deseja fechar o negócio.
Mas como você sabe quando um proprietário quer se livrar de sua propriedade?
É fácil: quem vende a preços altos, joga e repete o preço e não aceita nenhuma oferta é uma pessoa que tem tempo a perder.
Portanto, se você quer aprender como investir no mercado imobiliário, saiba que este tipo de vendedor deve ser evitado, porque só faz você perder tempo.
Aqueles que realmente pretendem vender colocam suas propriedades no mercado a um preço razoável, respondem imediatamente a todas as propostas de compra que recebem e não se ofendem se lhes for pedido que reduzam o preço.
2- Investir em imóveis significa economizar
Investir em imóveis significa comprar um apartamento a um preço mais baixo e revendê-lo a um preço mais alto.
Mas você sabe que, exceto no mercado imobiliário de São Paulo e em algumas outras grandes cidades, o mercado imobiliário tende a perder valor ao longo do tempo.
Mas se você comprar um imóvel que custa pouco, poderá ter uma margem de lucro alta.
Para seguir esta regra de como investir no mercado imobiliário, é importante entender bem quando uma propriedade tem alta ou baixa liquidez.
Um apartamento a ser reformado, talvez sem elevador, é e continua sendo uma propriedade de baixa liquidez, se você não investir pelo menos alguns milhares de reais para restaurá-lo.
Um apartamento comprado por pouco dinheiro e reformado pode aumentar rapidamente em valor com o tempo. Se você comprar esse tipo de apartamento, nunca dará errado.
3- Como investir no mercado imobiliário? Saiba fazer negócios
Comprar um carro ou um relógio é diferente de comprar uma casa. Você não se apaixona por um carro ou por um Rolex.
Mas a casa tem um valor emocional. Mesmo que apenas pretendam investir em imóveis, quem visita um apartamento costuma se perguntar como seria morar lá.
Isso está errado, porque faz você perder o senso de negócios.
E se você perder o sentido do acordo, poderá cometer erros, como comprar um imóvel por um preço mais alto que o seu valor ou comprar um imóvel que não retorne dinheiro para você.
Investir em imóveis significa tentar ganhar dinheiro, não significa comprar uma casa porque gostamos, mas porque nos faz ganhar.
Então você tem que pensar no acordo. Você deve observar as condições da propriedade, sua localização, estado de manutenção etc.
Concentre-se nisso. A propriedade está localizada no bairro onde você conheceu seu primeiro amor?
Isso não importa. Se essa propriedade não oferecer possibilidades de ganho, ela não deverá ser comprada.
A propriedade está localizada em um bairro que você odeia? Isso nem importa: se a propriedade vai fazer você ganhar, ela também pode estar localizada em uma cidade ou bairro que você não suporta, mas precisará ser comprada.
4- Poder de barganha
Às vezes, para investir com sucesso em imóveis, é necessário perder o senso de decência e também de vergonha. Especialmente quando chega a hora de fazer uma proposta de compra e começar a negociar com o vendedor.
A maioria dos corretores de imóveis não recomenda um estilo de negociação agressivo. O que isso significa? Nenhum agente imobiliário irá aconselhá-lo a fazer uma oferta de compra 50% menor do que o preço pedido pelo vendedor.
Mas, em alguns casos, esse tipo de oferta pode ser a oferta vencedora. Quem é um bom negociador entenderá imediatamente quando tiver um vendedor à sua frente que não se sentirá ofendido por uma proposta tão baixa.
O segredo de como investir no mercado imobiliário sem nunca perder é investir o mínimo possível, ganhar o máximo possível. E isso também significa tentar diminuir o preço o máximo que puder.
Essa regra deve ser usada apenas quando você entender que o vendedor está disposto a negociar a partir de uma oferta muito baixa. Em todos os outros casos, fazer uma proposta de até 70% do preço da propriedade significa perder o negócio.
Mas, às vezes, investir em imóveis é um pouco como jogar, e conhecer vendedores apaixonados por jogar pode ser mais fácil do que parece.
5- Como ganhar dinheiro com o mercado imobiliário? A negociação também tem suas próprias regras
A negociação tem algumas regras muito simples. Nunca fale sobre dinheiro imediatamente e nunca deixe claro quanto pode realmente gastar. Esta regra é válida se você deseja investir em imóveis ou comprar um carro usado.
O preço é feito pelo comprador e pelo vendedor; portanto, um comprador que sabe negociar bem consegue obter um preço favorável.
Obviamente, estamos falando de propriedades usadas, que você compra diretamente do proprietário.
Se você tentar seguir essas regras de negociação com uma empresa de construção, a empresa poderá dar risadas, porque não faltam compradores.
Mas o caso dos vendedores particulares é um caso muito diferente. Aprender a negociar é, portanto, obrigatório.
Gostou das nossas 5 primeiras dicas? Então, fique de olho na parte 2!
E por falar em mercado imobiliário, que tal conhecer as mansões mais caras do Brasil?