Vida milionária

Como funciona a compra e venda de moedas em exchanges?

Há alguns anos, foi criada a primeira moeda digital que revolucionou o mundo financeiro: as bitcoins! Mas você sabe como funciona a compra de moedas digitais?

Com a explosão das bitcoins, muitas pessoas começaram a investir na moeda como forma de ganhar dinheiro.

Porém, até hoje ela ainda gera muitas dúvidas sobre taxas, funcionamento, mineração, dentre outros assuntos. E um deles é o exchange das criptomoedas, ou, se preferir, trade.

banner 300x250

Por isso, preparamos um post para falar especialmente sobre esse assunto.

As exchanges também podem ser corretoras de criptomoedas. Essas corretoras funcionam da mesma forma como corretoras da Bolsa de Valores operam.

Elas facilitam a troca de criptomoedas por dinheiro. Ou seja, a compra de moedas bem como a venda de cripto.

Usar uma exchange é muito mais seguro, porque o comprador (ou vendedor) fica assegurado que receberá o seu valor.

banner 300x250

Mas claro que é preciso tomar cuidado com a corretora que você vai utilizar. Afinal, nem todas estão autorizadas a trabalhar com isso. Portanto, tome cuidado com golpes e esquemas (sendo o mais conhecido o esquema Ponzi).

Assim como corretoras da Bolsa, elas cobram taxas, que variam de acordo para cada uma. No entanto, você não é obrigado a usar uma exchange para comprar ou vender suas bitcoins.

Elas podem ser utilizadas apenas para facilitar a transação. Portanto, não se sinta na obrigação de usá-las!

Além disso, o usuário ainda tem a opção de minerar Bitcoin. Porém, é necessário usar um maquinário muito poderoso para fazer isso.

Quer saber mais sobre como você pode negociar as criptomoedas com as exchanges? Confira o que separamos para você a seguir!

Compra de moedas: como funciona a negociação de compra e venda de criptomoedas no mercado?

compra de moedas

Antes de começar a negociar com uma exchange e pensar na compra de moedas, é preciso criar um cadastro. Para isso, você precisará enviar a documentação necessária.

Depois disso, será preciso depositar uma quantia em dinheiro para que você possa comprar a criptomoeda que quiser. Os métodos de pagamento variam muito de acordo com cada exchange.

Algumas corretoras também oferecem aplicativos de celular para os usuários, para que as operações possam ser feitas de qualquer lugar. É o caso do Mercado Bitcoin, por exemplo.

As corretoras não determinam o preço das moedas. Tenha em mente que o mercado regula este valor.

E, se você quiser, ainda poderá fazer transações públicas nas plataformas. Ou seja, você pode colocar a opção de até quanto quer pagar por uma moeda, ou por até quando venderia.

Depois que essas informações são computadas pela corretora, você poderá entrar em negociação com outras pessoas. Porém, as plataformas cobram taxas, obviamente. O valor muda de acordo com cada uma.

É importante escolher uma corretora segura, porque ela vai ficar no controle do seu dinheiro até que ele seja transferido para uma carteira eletrônica.

Se as exchanges não são responsáveis por determinar o valor, quem o faz?

compra de moedas

Tanto as bitcoins como outras criptomoedas não são controladas por instituições financeiras e nem governamentais. Mesmo no caso de El Salvador, que adotou a Bitcoin como moeda oficial, não é o governo que detém o controle do dinheiro.

Porém, outros fatores incidem nas moedas para que seus valores sejam determinados.

Um dos fatores que influencia no valor é a lei da oferta e procura. Quanto maior a procura, mais alto é o valor.

No entanto, sabemos que a Bitcoin (e outras criptomoedas) é limitada, e que daqui algumas décadas ninguém mais poderá produzir. E não estamos muito longe desta data.

O número limite de bitcoins que podem circular no mercado é de 21 milhões.

Por isso, pode ser que ao longo dos anos a procura oscile. Outro fator que influencia no valor da moeda é a sua aceitação. Antigamente, poucos estabelecimentos aceitavam esse método de pagamento.

Porém, hoje em dia é possível jantar em um restaurante, viajar de avião e se hospedar em hotéis usando as bitcoins! Quanto mais estabelecimentos e segmentos aderirem ao uso da criptomoeda, mais ela valerá.

Quando a procura aumenta muito, ou então uma queda muito brusca, tome cuidado com os valores, que também podem flutuar muito.

Por isso, se você não entende muito do mercado Bitcoin, eu recomendo que você estude bastante antes de aplicar o seu dinheiro, especialmente se for uma quantia alta.

Assim, se você tiver um domínio maior sobre o histórico da moeda, poderá fazer aplicações a um risco menor!

Ainda sobre a questão dos valores, o fato de El Salvador ter como moeda oficial a Bitcoin e dos Estados Unidos terem aprovado a maior ETF até então, fez com que o valor da moeda disparasse.

Tanto é que no final de 2021, ela chegou a valer mais de US$58 mil dólares. Já pensou em quem comprou a moeda por menos de um dólar alguns anos atrás?

Gostou de saber mais sobre como funciona a compra de moedas e venda em exchanges? Deixe o seu comentário abaixo e compartilhe esse post em suas redes sociais.

Aproveite também para ler mais a respeito sobre as criptomoedas mais promissoras do mercado!

Patrocinado

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo