Entenda por que na Dinamarca não tem Uber
Por que na Dinamarca não tem Uber?
Em 2017, a Uber tinha 2.000 motoristas que atuavam na Dinamarca, contudo, por problemas burocráticos e manifestações por parte dos taxistas, a gigante se viu obrigada a sair de cena.
Em março de 2019, entrou em vigor uma nova lei de táxis que obrigou os carros da Uber a terem taxímetros e sensores de ocupação de assentos, levando a plataforma a sair da Dinamarca, uma vez que taxistas e políticos apontaram que seus serviços eram ilegais.
Por que na Dinamarca não tem Uber e como tudo começou?
A empresa anunciou que sairia desse mercado devido a mudanças regulatórias que foram implementadas.
Por que na Dinamarca não tem Uber: Trata-se, entre outros aspectos, da necessidade de contar com taxímetro, sensores de pressão dos assentos e câmeras de vídeo nos veículos de transporte de passageiros.
O Uber não pretendia atender a essas condições (ou melhor, obrigar os motoristas a cumpri-las) e preferiu encerrar com suas atividades no país. Ao mesmo tempo, não descarta voltar ao país: basta que o regulamento mude.
Por enquanto, porém, parece improvável que isso aconteça – a corporação é contestada não só por grande parte da cena política, mas também por taxistas que protestam da mesma forma que em outros países da UE.
Como funcionava o Uber na Dinamarca?
Por que na Dinamarca não tem Uber?
Problemas com passageiros e motoristas? Não, pelo contrário. Sobre o Uber e seu aplicativo de compartilhamento de viagens famosas na Dinamarca, há cerca de dois anos.
Os primeiros a aceitarem foram muito modestos, depois revelaram-se uma novidade interessante, repleta de praticidade, acolhida por uns com simpatia ou com menos entusiasmo, por outros – principalmente pela indústria dos táxis, claro – com relutância, até hostilidade.
Algumas dessas empresas acabaram encontrando brechas na legislação, apontando certos aspectos que não condizem com a situação dos motoristas do aplicativo e então, a Uber preferiu sair do país.
Por que na Dinamarca não tem Uber: Além disso, a mídia não sabia como avaliar esse fenômeno: suas próprias pesquisas foram feitas sobre se era mais barato, melhor e mais rápido pegar um táxi ou Uber.
Quase sem exceção as vantagens do Uber são poucas: para o cliente é o preço da corrida, que é cerca de 15 a 20% menor do que no caso de um táxi, e para o motorista os ganhos não tributados no nível de renda líquida para motorista de táxi.
Nesta ocasião, foi salientado que, em primeiro lugar, a utilização deste serviço nas ilhas dinamarquesas é basicamente ilegal e, em segundo lugar, está associada a um enorme risco para o condutor, pois em caso de acidente as seguradoras irão categoricamente recusar-se a pagar uma indenização.
Por que na Dinamarca não tem Uber: O custo do seguro para automóvel particular é completamente diferente da apólice necessária ao proprietário de um veículo utilizado para fins comerciais.
Uber na Dinamarca era lucrativo
O Uber cooperou com vários milhares de motoristas na Dinamarca, supostamente 300.000 pessoas usaram o aplicativo no curto período de tempo de atuação, proporcionando um preço acessível em suas corridas.
Já que, assim como no Brasil, os táxis na maior parte dos casos tem o costume de serem bem mais caros do que a plataforma de corrida. E não termina por aí de o porque na Dinamarca não tem Uber!
Não apenas na Dinamarca, mas em outros países europeus
A Dinamarca é outro caso de falha do Uber. Em julho do ano retrasado, um destino semelhante se abateu sobre a empresa na Hungria, onde suas operações foram suspensas.
Os taxistas dinamarqueses forçaram o governo de Copenhague a mudar as regras, argumentando que o Uber era uma competição injusta para eles.
Foi, entre outras desculpas, que o transporte de pessoas sem licença como no caso de um táxi tradicional.
Mas em suma, de acordo com a alteração da lei na Dinamarca, todas as empresas que operam no setor estarão sujeitas aos mesmos regulamentos. Então, a Uber se viu obrigada a encerrar suas atividades no país.
Entendeu por que na Dinamarca não tem Uber? Uma briga semelhante entre taxistas e Uber ocorre na Polônia. Até agora, a empresa da Califórnia não só não pretende se retirar do nosso país, como até ganhou a causa na Justiça.
As operadoras do Uber foram processadas por autoridades em Cracóvia por dirigir sem carteira e venceram o processo.
Conclusões finais sobre o respectivo artigo
A nova lei agora estipula que todos os carros que transportam passageiros devem ter sensores de assento, câmeras e taxímetros. O Uber disse que não tinha escolha a não ser encerrar as operações na Dinamarca.
Um centro de desenvolvimento de aplicativos no país permanecerá e também deve ser ampliado. Além disso, o Uber quer continuar tentando convencer os políticos a revogar as mudanças desencadeadas.
Talvez, um dia, a plataforma retome com suas atividades no país, já que ainda há um apelo da população. Gostou de saber por que na Dinamarca não tem Uber?