Como guardar dinheiro para investir em fundos e ações?
Se você quer guardar dinheiro para começar a investir em ações, fundos e outras aplicações, é fundamental saber exatamente o que você não deve fazer.
Como assim?
Se o seu intuito é guardar dinheiro para investir, pode ser que você não esteja fazendo uma gestão apropriada e esteja gastando mais dinheiro do que deveria.
Portanto, para que você possa se organizar, confira as dicas que preparamos para você!
1- Fundo de emergência? O que é fundo de emergência e por que guardar dinheiro?
Está tudo tranquilo agora – você pagou seu empréstimo do carro, tem finais de semana regulares, tem um ótimo apartamento no centro da cidade e sobra o suficiente para pagar uma pizza e o Netflix. Mas, segundo a Lei de Murphy, “qualquer coisa que possa dar errado, dará errado”.
Pode ser um acidente de carro, uma conta médica inesperada, uma máquina de lavar quebrada, ou você pode perder o emprego. Ou ainda o seu relacionamento termina e você precisa encontrar outro lugar para viver.
Seja o que for, se você não tiver uma reserva de dinheiro para uma emergência, poderá ter grandes problemas.
Esse tipo de situação provavelmente seria suficiente para quebrar financeiramente a maioria das pessoas jovens – mas não você, porque você criará um fundo de emergência e evitará essa situação.
Você deve ter pelo menos de três a seis meses de custo de vida nos fundos de emergência – o suficiente para cobri-lo imediatamente se você perder o emprego.
2- Comprar um carro que você não pode pagar
Todos adoraríamos dirigir uma Ferrari, mas há uma razão pela qual a maioria de nós não gosta e é porque, infelizmente, não somos feitos de dinheiro.
É certo que há pessoas mais jovens que têm esse poder aquisitivo, mas a maioria está caindo na armadilha de comprar um carro mais caro do que aquilo que realmente pode pagar.
Os fabricantes de carros novos gostariam que você acreditasse que não pode ficar sem o modelo mais recente e todos os extras opcionais, como proteção de tinta e blindagem nos vidros.
Afinal, eles são vendedores. Enganar você para comprar coisas que você não precisa é o que mais vai acontecer.
Mas os carros novos se depreciam muito rapidamente – na verdade, esse carro novo que você acabou de comprar já perdeu 11% de seu valor quando você sai com ele da concessionária.
Quando você está na casa dos vinte anos, provavelmente não precisa de um carro novo. A maioria das pessoas passa a vida inteira apenas comprando carros em segunda mão.
E não há nada de errado nisso, porque os carros em segunda mão oferecem uma relação custo-benefício muito melhor do que um novinho em folha. Portanto, se você quer guardar dinheiro para investir, não invista em automóveis pelos quais você não pode pagar.
3- Você não está guardando dinheiro
Economizar dinheiro é uma daquelas coisas que sabemos que deveríamos fazer, mas muitos de nós realmente não fazemos.
É como ir à academia ou beber smoothies verdes. Sabemos que é bom para nós, mas preferimos ficar na cama, comer batatas fritas ou, nesse caso, gastar todo o dinheiro com besteiras.
Ajudaria se você tivesse algo específico para economizar, seja seu casamento ou férias de seis meses na Europa.
Renomeie sua conta poupança de acordo com o seu objetivo. Dessa forma, você ficará menos tentado a gastar suas economias porque está tirando dinheiro dessa meta que estipulou.
Digamos que sexta à noite é sempre a noite em que você pede o Uber Eats. Pule essa refeição e pense em usar esses R$50 para uma refeição na Europa quando você estiver de férias!
O outro aspecto da economia é facilitar as coisas para si mesmo. Configure o débito automático para que o dinheiro chegue no dia do pagamento para que as contas sejam pagas em dia.
Assim, você não vai atrasá-las e não pagará multas por causa disso!
4- Viver sem orçamento é um grande erro – guardar dinheiro não é!
Sim, montar os orçamentos parece chato e a ideia de sentar com uma planilha do Excel é suficiente para você desistir de se organizar para guardar dinheiro.
Mas o orçamento não se resume apenas a ficar em dia com as contas – é criar bons hábitos que o ajudarão até mesmo quando você for idoso (como economizar para a aposentadoria).
Comece com passos iniciais. Faça uma lista de todas as suas despesas mensais. Pense em aluguel, contas, mantimentos e quaisquer assinaturas ou outras despesas que você possa ter, como academia ou sua assinatura da Netflix.
Depois de ter uma ideia clara de quanto gasta em um mês típico, você pode identificar qualquer gasto desnecessário que possa ter. Por exemplo, você pode ter o hábito de gastar muito dinheiro no Uber ou em roupas caras.
Reveja isso e analise se você realmente precisa gastar R$100 em uma camiseta ou pegar Uber todos os dias. Pegar um ônibus pode ser bem mais vantajoso financeiramente!
5- Acúmulo de dívidas de cartão de crédito
Os cartões de crédito não são os maiores vilões (apesar da frequência com que são categorizados como vilões). É como você os usa que conta.
Eles não são dinheiro grátis ou contas sem fundos, e definitivamente não devem ser usados para grandes compras, como passar férias no exterior ou financiar uma casa.
Suas economias devem ser usadas para essas grandes compras.
Outra coisa a ter cuidado quando se trata de cartões de crédito são pagamentos mensais. Quando o seu banco envia seu empréstimo mensal ou extrato do cartão de crédito, ele descreve o pagamento mínimo junto.
Mas o que muita gente não sabe é que essa é uma tática empregada pelos bancos para mantê-lo como cliente (pagando juros altos) pelo maior tempo possível.
Mesmo que não seja tão ruim pagar os pagamentos mínimos a cada mês, isso significa que levará mais tempo para pagar essa dívida. Portanto, em vez de pagar os pagamentos mínimos a cada mês, pague um pouco mais a cada mês para se livrar da sua dívida mais rapidamente.
Gostou das dicas de como guardar dinheiro para investir em fundos e ações? Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!