Diversos

8 Dicas de como investir com pouco dinheiro – Parte 2

Você ainda está em dúvida sobre como fazer um investimento com pouco dinheiro?

Saiba que o problema não está na quantidade de dinheiro que você tem, mas sim em como você está gerenciando o seu patrimônio. Por mais que ele seja pequeno, ter pouco dinheiro não é desculpa para não começar a investir.

O nosso último artigo publicado  foi um guia com as primeiras quatro de oito dicas para começar a fazer um investimento com pouco dinheiro. Se você ainda não leu, recomendamos que acesse a primeira parte e depois volte para segunda. 

banner 300x250

Confira as próximas dicas a seguir!

5- Ignore todos os influencers em sua vida para fazer investimento com pouco dinheiro

investimento com pouco dinheiro

Não tente acompanhar a vida dos influencers que você segue. Instagram, Facebook, Twitter e Pinterest estão cheios de fotos e stories de seus amigos e da vida perfeita de uma pessoa estranha.

Infelizmente, o medo de perder tem uma maneira de levar os jovens a tentar acompanhar a vida dos influencers.

Isso pode levar a gastar dinheiro que você não tem, acumular dívidas e, é claro, adiar responsabilidades, como economizar e investir no futuro.

banner 300x250

Seus amigos que viajam o mundo todo podem ter tudo, mas as chances são grandes de que seus estilos de vida luxuosos não incluam grandes economias para a aposentadoria.

As viagens deles para a Tailândia provavelmente foram pagas com cartão de crédito.

Ao começar cedo com alguns desses conselhos de investimento, você poderá ir à Tailândia algum dia e pagar em dinheiro e à vista. Já pensou nessa possibilidade?

6- Invista em si mesmo

Não importa o que aconteça com o mercado de ações, há uma área da sua vida em que você tem controle total. O primeiro lugar em que você deve ter controle total dos seus investimentos é em si mesmo.

Investir em sua ética de trabalho, conjunto de habilidades ou conhecimento pode ser o melhor investimento com pouco dinheiro que você já fez.

Portanto, leia o maior número possível de livros e participe de cursos que apoiam seu crescimento. Mais importante, certifique-se de aplicar os melhores conselhos em sua vida.

Poucas coisas podem garantir um aumento no salário ou uma nova oportunidade mais rapidamente do que o desenvolvimento de suas habilidades.

 Se você ainda é jovem, não é tarde para voltar à escola, obter uma certificação importante que pode trazer valor para a sua carreira ou começar de novo em um setor que você sempre gostou.

7- Automatize seus investimentos e aprenda a viver com menos

Não importa onde você esteja em sua jornada de finanças pessoais, uma das melhores etapas que você pode tomar é automatizar seus investimentos para que eles possam cuidar de si mesmos.

A criação de um plano de poupança automatizado ajudará você a economizar de forma consistente.

Para os jovens que querem começar a investir com pouco dinheiro, a maneira mais fácil de automatizar os investimentos é ter os fundos deduzidos da folha de pagamento todos os meses.

No entanto, você também pode criar um investimento com pouco dinheiro automáticos em uma conta de corretagem ou em uma conta poupança tradicional de alto rendimento.

Depois de automatizar todos os seus investimentos, fica muito mais fácil aprender a viver com menos.

Também é muito mais fácil criar riqueza real quando você faz da economia e do investimento com pouco dinheiro uma prioridade em vez de uma reflexão.

Conclusão: se você adquirir o hábito de economizar e investir automaticamente durante mais ou menos 20 anos, nunca mais precisará se preocupar com dinheiro ou economias com a aposentadoria.

8- Primeiras coisas primeiro – first things first (antes de pensar em um investimento com pouco dinheiro)

investimento com pouco dinheiro

Você quer aprender como começar a investir com pouco dinheiro, quer começar, tem todas as intenções de fazer isso, mas o fim do mês chega e você não tem dinheiro sobrando para investir.

Se você não se pagar primeiro, nunca terá dinheiro sobrando para começar a investir.

A regra número 1 das finanças pessoais é pagar primeiro a si próprio.

Portanto, o ideal é que você economize de 15 a 20% de sua renda, mas como você provavelmente não tem dinheiro para investir, de 15 a 20% pode não ser uma meta realista.

Então, vamos fazer 10% da nossa meta.

Mas se você não tem dinheiro, como pode investir 10%?

Já existe muito dinheiro saindo do seu salário, você já sabe disso. Todos os tipos de impostos e outras coisas, como gastos supérfluos.

E se a retenção na fonte subisse 10%, o que você faria? Não pagaria? Você não tem escolha!

Com o dinheiro, a coisa funciona mais ou menos assim: quanto mais temos, mais usamos.

Quase podemos garantir que todas as pessoas que estão lendo isso já tenham esses 10%. Só que não está na sua conta corrente no final do mês, então você não consegue ver esse dinheiro.

Se pagar a si mesmo primeiro é a regra número 1 de finanças pessoais, a regra número 2 é o orçamento. Se você não tem um orçamento, não pode saber quanto dinheiro está entrando ou saindo. E mais importante, para onde está indo.

Se você não está conseguindo se organizar, recomendamos que utilize o método do 50/30/20. Ele é bem simples de ser implementado. Confira abaixo!

Despesas devem ser cortadas para fazer investimento com pouco dinheiro? 

Os 50% representam o essencial em seu orçamento, que são despesas como moradia, serviços públicos, transporte, seguro e mantimentos.

Os 30% devem ser orçados de maneira não essencial, coisas nas quais você gasta dinheiro, mas que pode viver sem, como Netflix, academia, um jantar fora, cinema, etc.

E os 20% são para investir.

Como estamos apenas procurando 10% para investir, você tem 10% a mais para gastar em qualquer uma das duas primeiras categorias.

Agora pegue esses 10% de volta

Depois de analisar os dados de um mês, sente-se e avalie com calma. Garantimos que há pelo menos uma área em que você está gastando muito mais do que imaginava. Dois dos principais gastos são alimentação e entretenimento.

Você não tem 10% para investir, mas com que frequência sai para jantar? Não vamos dizer para você parar completamente, sabemos que isso não vai acontecer.

Se você quiser sair para jantar, então tente reservar o lugar em sites de compras coletivas para economizar ainda mais.

Quanto você está pagando pela TV?

Você provavelmente poderia pagar por todos os serviços de streaming, como Amazon Prime, Netflix, etc.

E ainda assim seria mais barato que pagar uma TV a cabo. Ok, por algum motivo, você não quer se livrar do TV. Mas pelo menos você pode pelo menos diminuir sua conta mensal!

Você paga academia, Spotify, ou algum outro serviço do tipo?

Se você afirma não ter dinheiro, mas paga por essas coisas, tem muito dinheiro sim! É triste cancelar esses serviços, mas no fundo você não precisa deles. 

Ainda não leu a primeira parte do nosso guia? Clique aqui e confira!

Patrocinado

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo