Quais são os 10 lugares mais isolados do mundo?
Você sabe quais são 10 lugares mais isolados do mundo? Se você está pretende evitar pontos turísticos e lugares lotados nas suas próximas férias, então pode tentar visitar um dos lugares mais isolados do planeta!
Muitas vezes só podendo ser acessados por barco ou avião, vários desses locais remotos apresentam climas tropicais lindos. Enquanto isso, outros exigem temperaturas árticas desafiadoras ou desertos implacáveis. Logo, a aventura é você quem escolhe!
Aqui estão dez dos lugares mais isolados do mundo que algumas pessoas chamam de lar.
Tristan da Cunha, Território Ultramarino Britânico
Em primeiro lugar, na da nossa lista de 10 lugares mais isolados do mundo, está a Ilha vulcânica de Tristão da Cunha, no Atlântico Sul. Ela possui uma população de 258 pessoas com apenas nove sobrenomes diferentes.
Sendo assim, os habitantes locais falam inglês, mas também inventaram seu próprio dialeto com palavras derivadas do escocês, inglês, St. Helenian, sul-africano, americano, holandês, italiano e irlandês, refletindo seus vários lugares de origem.
A África do Sul é o país mais próximo deste Território Britânico Ultramarino, considerado o arquipélago habitado mais remoto do mundo. Então, para chegar lá, você precisa cronometrar sua visita em um dos três navios que fazem nove viagens da Cidade do Cabo a cada ano. Apenas uma viagem corresponde ao equivalente a quase três mil quilômetros.
Motuo, Tibet
A região de Motuo é um dos lugares mais remotos da Terra. Escondida no Tibete, a região era inacessível por estradas até recentemente, e as comunidades estavam totalmente isoladas de seus vizinhos. Sendo assim, os habitantes locais dependem principalmente do cultivo de arroz, soja, algodão e gergelim.
A única maneira de chegar a Motuo é caminhando por uma terra congelada por quatro dias. Isso porque, é necessário realizar intervalos em vários pequenos assentamentos comunitários e depois cruzar uma ponte suspensa para chegar à região intocada do Tibete, repleta de vegetação exuberante.
Oymyakon, Rússia
Em terceiro lugar, na nossa lista de os 10 lugares mais isolados do mundo, está a remota cidade de Oymyakon, na Rússia, é conhecida como o lugar habitado mais frio da Terra.
Por isso, seus 500 moradores vivem no escuro por 21 horas por dia, com uma temperatura média de -58 graus. Com o impossível cultivo de plantações na região, as pessoas vivem de carne de rena, peixe congelado e cubos de gelo de sangue de cavalo com macarrão, de acordo com a revista estadunidense WIRED.
O encanamento interno também é uma situação complicada devido ao congelamento da água. Dessa forma, a maioria acaba utilizando banheiros externos. Chegar lá pode levar vários dias.
De Moscou, um vôo para Yakutsk ou Magadan é o mais próximo que você pode chegar, e ambos estão a aproximadamente mais de 900 quilômetros de distância. A estrada que se iniciam nessas cidades e chegam até Oymyakon é chamada de “A Estrada dos Ossos”.
Ilha de Páscoa, Chile
A Ilha de Páscoa, com suas estátuas icônicas, mundialmente famosas e que representam quase um terço dos 3.300 habitantes que ali residem, tem sua economia principalmente baseada no turismo, já que pessoas de todo o mundo fazem a viagem de mais de 3.700 quilômetros saindo da costa chilenas para se maravilhar com elas.
Declarada Patrimônio Mundial da UNESCO, a ilha é famosa por suas 887 estátuas monolíticas, chamadas moai, que foram esculpidas na rocha vulcânica pelo povo indígena Rapa Nui entre 1250 e 1500 d.C. A construção e o propósito das estátuas ainda permanecem um mistério.
Ittoqqortoormiit, Groenlândia
Fundada em 1925 por colonos de Tasiilaq e da Groenlândia Ocidental, Ittoqqortoormiit. Sem dúvida, é o mais distante que se pode chegar de qualquer outra área habitada da Groenlândia. É tão remoto que você precisa de um passeio de helicóptero do aeroporto para chegar à cidade.
No entanto, seus 450 residentes gostam de andar de trenó puxado por cães e acampar. Enquanto isso, os turistas visitam para ver a aurora boreal e outras maravilhas naturais. É também um destino de cruzeiro, apesar do gelo marinho que impede a atracação de qualquer navio durante nove meses do ano.
Villa Las Estrellas, Antártica
Villa Las Estrellas, que em espanhol que significa “cidade das estrelas”, é um assentamento chileno na Antártica. Ele é idêntico a qualquer outra cidade pequena, com academia, igreja, escola pública e loja de lembrancinhas.
Além disso, é uma das duas únicas cidades residenciais em todo o continente. Por outro lado, o resto das áreas ocupadas são centros de pesquisa habitados por cientistas.
Chegar à cidadezinha na Antártica requer uma viagem de barco de dois dias, isso porque é preciso sair de Ushuaia, Argentina, para cruzar a Passagem de Drake até o Círculo Antártico.
Longyearbyen, Noruega
A cidade mais setentrional (ao norte) do mundo é Longyearbyen. Ela está localizada no arquipélago de Svalbard, que fica a cerca de 650 milhas ao sul do Pólo Norte. Sendo assim, corresponde a uma distância semelhante da Noruega.
Embora haja o mito de que seja ilegal “morrer” na região, a verdade é que a cidade é tão fria que os corpos não conseguem se decompor no solo congelado. Dessa maneira, impedem o sepultamento.
Sendo assim, os mortos e as pessoas em estado paliativo e precisam ser transportados para o continente para serem enterrados ou passarem seus últimos dias.
Apesar de a cidade ter um trecho rodoviário de 50 quilômetros, não há ligação com as comunidades vizinhas. Logo, o Snowmibile é o modo de transporte mais conveniente e acessível para os moradores.
As casas também devem ser construídas sobre palafitas para que não deslizem quando o solo derrete no verão. A cidade também hospeda um evento anual de exibição de filmes chamado Festival de Cinema do Ártico.
Bantam, Ilhas Cocos (Keeling)
As Ilhas Cocos possui cerca de 600 habitantes e são o lar do povo Cocos Malay. Como ela é isolada, isso ajudou a manter viva sua linguagem oral tradicional e práticas religiosas.
Além de conhecer a cultura local, os visitantes podem praticar kitesurf, mergulho com snorkel, surfe e observação de pássaros. As Ilhas Cocos ficam cerca de 2750 km a noroeste de Perth, na Austrália Ocidental, de onde saem voos duas vezes por semana.
Iqaluit – Nunavut, Canadá
Para acessar a Capital do território canadense de Nunavut, Iqaluit é preciso ir por mar ou pelos céus. Além disso, sua atração mais famosa é a “Estrada para Lugar Nenhum”. Lá, os turistas podem caminhar, andar de bicicleta, dirigir ou esquiar até chegar, adivinhe, no meio do nada.
O que chama a atenção na cidade também são suas montanhas cobertas de gelo e vales de tundra. Perto da cidade, o Parque Territorial Sylvia Grinnell é o lar de renas e raposas do Ártico.
Tórshavn, Ilhas Faroe
Em último lugar, na nossa lista de os 10 lugares mais isolados do mundo, está Tórshavn, a menor capital do mundo. Ela tem o nome de Thor, o Deus do Trovão e do Raio na mitologia nórdica. A meio caminho entre a Noruega e a Islândia, os habitantes locais se orgulham de sua hospitalidade.
Sendo assim, eles afirmam em seu site oficial que “Este é o tipo de lugar onde as pessoas ainda têm tempo umas para as outras”.
O arquipélago do Atlântico Norte, com cafés de estilo europeu e cultura de ricas baladas tradicionais das Ilhas Faroe, é uma mistura de experiências modernas e históricas em meio a uma paisagem deslumbrante. Mais ao norte, o centro cultural Nordic House oferece apresentações de teatro, dança e música em um espaço contemporâneo.
Continue aqui com a gente. Leia também:
Viralizar na internet deixa uma pessoa rica?