Quais são os 8 maiores prédios do mundo?
Quais são os 8 maiores prédios do mundo? Você já se questionou sobre isso? Determinada a superar seus próprios limites, a humanidade vem ao longo da história criando os mais divinos monumentos já vistos. Logo, os admiradores das grandes metrópoles enchem os olhos ao ver os grandes prédios e arranha-céus.
Vem com a gente conferir obras humanas tão altas que são quase capazes de tocar o paraíso.
8º lugar — CITIC Tower
O Citic Tower, situado no Distrito Central Empresarial de Pequim, desafia os limites da engenharia. Isso porque a sua estrutura mais larga no topo do que no meio deveria causar instabilidade no arranha-céu de 109 andares.
Contudo, ele possui uma base ligeiramente maior do que o topo, garantindo assim sua segurança e grande capacidade de resistir aos terremotos.
Ele levou cerca de oito anos para ser finalizado e sua inauguração aconteceu em 2018. Além disso, por possuir um formato inspirado no Zun, um tipo de vaso muito popular na China, feito de bronze; o prédio chinês também ficou conhecido como China Zun.
Além de seus 527,7 metros de altura, a torre se destaca por sua fachada brilhante, curva e espelhada.
A China Zun Tower também atende ao nome formal CITIC Plaza, pois serve em grande parte como sede da CITIC, uma empresa estatal chinesa.
7º Lugar: empate! Tianjin e Guangzhou CTF Finance Centre
Tianjin
Ambos com 530 metros de altura, os prédios CTF Finance Centre estão empatados em 7º lugar na lista dos oito maiores prédios do mundo.
A cerimônia de inauguração para o centro Tianjin CTF ocorreu em novembro de 2019. O edifício de 97 andares apresenta uma aparência de vidro curvo, que foi conseguido usando oito colunas maciças estrategicamente colocadas.
Sendo assim, elas fornecem suporte e estabilidade e são projetadas para ajudar a manter o edifício em pé, no caso de um terremoto ou outra atividade sísmica.
O formato cônico edifício não só parece legal, mas também ajuda a minimizar a quantidade de área de superfície exposta às forças do vento.
Além disso, o Tianjin CTF Finance Centre é o terceiro prédio mais alto da China. Ele abriga um hotel cinco estrelas que conta com 350 quartos, escritórios e apartamentos de luxo.
Localizado no centro financeiro da cidade de Tianjin, na China, o arranha-céu é um dos prédios mais altos do mundo.
Por isso, ele teve seu projeto criado pelo escritório SOM, que projetou uma fachada curvilínea de vidro em seu curioso formato de foguete, minimizando assim as forças do vento.
Além disso, sua forma de foguete protege e aumenta a rigidez da estrutura em relação a possíveis terremotos.
Guangzhou
Situado na cidade chinesa de Guangzhou, o edifício de uso misto Guangzhou CTF Finance Centre. Sua inauguração aconteceu em 2016. Logo, reúne em seus 111 andares, apartamentos, escritórios, um hotel que conta com 251 quartos e um shopping center.
O projeto do edifício foi realizado pela KPF Associates. Eles são reconhecidos por seus trabalhos com o transporte público da cidade, dentre outros que se destacam por seus ideais sustentáveis.
6º Lugar: One World Trade Center
Em sexto lugar, na nossa lista de os 8 maiores prédios do mundo, está o One World Trade Center, mais comumente conhecido como WTC1. Ele é o principal edifício do complexo do World Trade Center. Fica localizado em Nova York, nos Estados Unidos.
Além disso, conta com 541,3 metros e 94 andares. O prédio foi um dos mais caros a serem construídos e foi erguido como objetivo redesenhar o vazio deixado pelas torres gêmeas.
Considerado o prédio mais alto dos Estados Unidos, o prédio foi projetado pelo escritório SOM, e, após oito anos de construção, foi lançado em 2014.
5º Lugar: Lotte World Tower
Projetado pela Kohn Pedersen Fox Associates, o prédio de 123 andares Lotte World Tower se tornou o primeiro prédio com mais de 100 andares da Coréia.
Logo, ele foi aberto ao público em abril de 2017. A maioria dos prédios costuma destinar apenas um ou dois andares para a criação de um deck, contudo o quinto maior prédio do mundo possui um observatório de sete andares. Eles são os últimos e mais altos da torre.
Localizado em Seul, o edifício conta com 554,5 metros de altura. Ele também tem como inspiração aa caligrafia e as cerâmicas tradicionais coreanas, por meio de sua estrutura cônica e oblonga.
Além disso, o maior prédio coreano possui um hotel luxuoso, espaço destinado a escritórios e locais reservados para o comércio.
4º Lugar: Ping An Finance Center
A Zona Econômica Especial de Shenzhen, China, centro econômico chinês em plena ascendência, concluiu em 2017 a construção o Centro Financeiro Ping An.
Intensamente denso e conectado ao centro da cidade, os 115 andares projetados pela empresa americana Kohn Pedersen Fox Associates. Eles oferecem mistura de hotel, escritório e varejo numa abordagem moderna para arranha-céus na China.
Num arranjo reforçado por 8 colunas exteriores, a fim de distribuir melhor o peso da estrutura, o edifício é o segundo maior da China. Além disso, também é o quarto prédio mais alto do mundo. Ele foi construído em aço inoxidável, que é mais resistente ao clima dessa cidade costeira.
O Ping An Finance Center, antes projetado para ser construído a 660 metros com uma torre no topo, precisou restringir sua altura. Isso porque, houve problemas com voos, então ele ficou com 600 metros a menos.
Além disso, o edifício, cuja altura é de 599,1 metros, possui um mirante no 116º andar, atualmente o 3º mirante mais alto do mundo.
3º Lugar: Makkah Royal Clock Tower
Em terceiro lugar, na nossa lista de os 8 maiores prédios do mundo e superior ao Big Ben, aproximadamente em 500 metros de altitude, está a Makkah Royal Clock Tower.
Centralizada num complexo de sete arranha-céus e vizinha com a maior mesquita do mundo, a torre de 120 andares possui um hotel. Ele foi criado especificamente para acomodar tranquilamente os milhões de peregrinos que visitam Meca todos os anos.
Capaz de abrigar até dois milhões de fiéis durante a temporada de peregrinação à Meca, a torre também é o edifício mais caro do mundo. Sendo assim, seu custo de construção foi de cerca de US$ 15 bilhões.
Além disso, seus 601 metros de comprimento se dão pela construção de uma base mais larga que seu corpo. Então, ela é capaz de suportar uma altura maior que os demais prédios.
Concluída em 2012, cada um de seus quatro lados possui um grande relógio, e esses são atualmente os maiores do mundo. Um museu ocupa seus andares superiores, contendo um deck de observação ao ar livre, que fica logo abaixo dos relógios.
2º Lugar: Shanghai Tower
Com 632 metros de altura, a Shanghai Tower é uma torre de uso misto que inclui restaurantes, lojas, escritórios e hotéis. Além disso, o edifício é um dos arranha-céus construídos de forma mais sustentável em qualquer parte do globo.
A construção do prédio de 128 andares foi concluída no início de 2015 e, desde então, é o edifício mais alto da China. Seu deck de observação, que fica aberto ao público em seus andares 118 e 119, é o segundo deck de observação mais alto do mundo.
Sendo assim, a torre possui a forma de nove edifícios cilíndricos empilhados uns sobre os outros, todos cercados por uma camada interna da fachada de vidro. À medida em que os andares vão sendo subidos, as camadas interna e externa, ao se entrelaçarem, fornecem espaço público para os visitantes.
Por isso, cada uma dessas nove áreas tem seus próprios jardins, cafés, restaurantes e espaço de varejo, fornecendo assim, vistas panorâmicas da cidade.
1º Lugar: Burj Khalifa
Em primeiro lugar, na nossa lista de os 8 maiores prédios do mundo está o Burj Khalifa. Ele fica localizado em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Com um total de 163 andares e uma altura de 828 metros, sua construção concluiu-se em 2015.
Seu design inovador foi o que lhe permitiu garantir o primeiro lugar da lista. Isso porque, a forma de suas bordas, projetadas para cortar as fortes correntes de vento, visa a redução da turbulência e também lhe protege das altas temperaturas da região.
O mesmo designer do Burj Khalifa, Adrian Smith, elaborou um projeto ainda mais ambicioso, a Torre de Jeddah na Arábia Saudita. Inicialmente, sua inauguração seria em 2017, contudo sua conclusão está prevista, agora, para 2021.
Veja também o post que preparamos, sobre as mansões mais caras do Brasil.