Maiores roubos da história: conheça os 7 principais
Se você é fã de filmes de ação, ou de investigação com planos de roubos aparentemente impossíveis, provavelmente nunca imaginou isso acontecendo na vida real. Confira a seguir os maiores roubos da história e tudo o que você precisa saber. Leia mais!
Distrito dos Diamantes na Antuérpia, Bélgica
Em 2003, um roubo ocorreu em um dos principais locais de comércio e armazenamento de diamantes do mundo: o distrito dos diamantes de Antuérpia, na Bélgica. Nos dias 15 e 16 de fevereiro, uma gangue italiana, denominada Escola de Turim fizeram o roubo.
Sendo assim, cinco homens, liderados por Leonardo Notarbartolo, conseguiram roubar 100 milhões de dólares em diamantes, pedras preciosas, ouro e joias.
Além disso, os criminosos ainda roubaram as gravações do crime, dificultando as investigações da polícia. Leonardo foi preso e sentenciado a dez anos de prisão em 2005. Em 2009, conseguiu liberdade, mas voltou a ser preso outras duas vezes. Grande parte do que foi levado, nunca mais foi encontrado.
Banco Central, Fortaleza – Brasil
O segundo maior roubo de todos os tempos no Brasil, presente na nossa lista de os maiores roubos da história, aconteceu em Fortaleza. Nos dias 05 e 06 de agosto de 2005, ladrões invadiram a sede do Banco Central do Brasil e roubaram, aproximadamente 164 milhões de reais.
O roubo só foi possível porque os criminosos conseguiram a planta do banco. Sendo assim, eles alugaram uma casa a poucos metros do banco. Nessa casa, os criminosos abriram uma empresa de fachada, que comercializava grama sintética.
Por isso, ninguém se deu conta de que nos fundos da casa, um túnel ia sendo construído. Depois de furarem o túnel, no dia 05, às 18 horas, uma sexta-feira, os criminosos entraram no cofre e levaram até o meio dia do dia seguinte para roubar todo o dinheiro.
Apesar disso, o crime só foi descoberto no dia 08 de agosto, 44 horas depois. As cédulas roubadas eram notas de 50 reais velhas, isso porque elas não estavam em sequência. A polícia acusou 36 pessoas envolvidas no crime, dessas 27 foram presas, outras nunca foram encontradas. Do valor roubado, 60 milhões de reais foram recuperados.
Museu Isabella Stewart Garden, Boston
No dia 13 de março, de 1990 o museu Isabella Stewart Garden, localizado na cidade de Boston foi roubado. Os criminosos levaram cerca de 13 obras, entre elas se encontravam pinturas de Manet, Rembrandt, Vermeer, Degas. No total, o prejuízo foi de 500 milhões de dólares.
Duas pessoas tiveram participação no roubo, os criminosos se vestiram com a roupa da polícia de Boston e foram até a porta do Museu, por volta de 01h30min. Eles esperaram a chegada do primeiro guarda e afirmaram que havia problemas na região do Museu, assim pedindo que pudessem entrar no local.
Sendo assim, quando o outro vigia chegou, os criminosos também o algemaram e revelaram se tratar de um assalto. Os bandidos levaram os seguranças para o subsolo do Museu e levaram as obras de arte. O FBI ficou responsável por investigar os crimes, mas ninguém chegou a ser preso e não há nenhuma pista dos criminosos que realizaram o roubo.
Banco dos Estados Unidos
Outro assalto que não podia deixar de aparecer na nossa lista de os maiores roubos da história aconteceu nos Estados Unidos. Em 2003, os Estados Unidos invadiram o Iraque, alegando haver armas químicas e que elas representavam um perigo ao país. Então, se sentido cercada, a família Hussein decidiu que era o momento de roubar dinheiro. Saddam Hussein deu ao seu filho um cheque de 1 bilhão de dólares, para ser sacado no Banco Central do Iraque.
Junto com tropas leais ao ditador, Hussein chegou ao banco e forçou os funcionários a entregarem a quantia em notas de 100 dólares que ocuparam três caminhões de dinheiro. Saddam foi preso e executado, após o seu julgamento.
O seu filho também morreu ao longo da guerra. As autoridades conseguiram recuperar cerca de 650 milhões de dólares. A maior parte foi encontrada em paredes falsas da família Hussein, mas o restante do dinheiro ficou desaparecido.
Assalto ao Trem Pagador
Em 1963, Bruce Reynolds e Ronald Riggs conseguiram fazer um dos maiores assaltos de todos os tempos, ele reuniu mais de quatorze ladrões e dois informantes.
Os criminosos roubaram 2,6 milhões de libras esterlinas, cuja correção monetária para os dias de hoje em 53 milhões de reais. O crime ocorreu na virada do dia 7 para o dia 8 de agosto, eles forçaram o trem a parar em um local isolado após colocarem um falso sinal vermelho na ferrovia.
Além disso, cortaram as linhas de telefone de emergência por precaução. Então, os assaltantes invadiram o trem, agrediram o condutor e tiraram os dois primeiros vagões do resto da locomotiva. Tudo da maneira mais silenciosa possível. A polícia conseguiu prender 11 dos 17 criminosos envolvidos. A maioria pegou 30 anos de prisão e parte do dinheiro nunca foi recuperado.
| Leia também: 10 coisas mais caras do mundo vendidas pela internet
Museu Green Vault na Alemanha
Em 25 de novembro de 2019, criminosos invadiram o Museu Green Vault, na Alemanha. Para realizar o roubo, eles colocaram fogo em uma ponte próxima ao local que fez com que danificasse o sistema de energia elétrica de toda a região.
Sendo assim, os bandidos levaram mais de 110 objetos, dentre eles diamantes, rubis e esmeraldas, totalizando cerca de 1 bilhão de euros, equivalente a 4,6 bilhões de reais. Eles quebraram uma vitrine de vidro com um machado e roubaram três conjuntos de joias do século XVIII. Três pessoas suspeitas no envolvimento do roubo foram presas em 2020.
Crime em Cannes
Por fim, na nossa lista de maiores roubos da história, está o assalto em Cannes. Em 2013, um homem com o rosto coberto por uma máscara e com as mãos com luvas entrou armado em uma exposição da joalheria Laviev e roubou 72 peças que estavam o local.
O roubo aconteceu por volta de 12h do dia 28 de julho, no domingo. Com uma pistola em mãos, o criminoso ameaçou seguranças e vendedores, conseguindo sair pouco tempo depois. O ladrão entrou por uma porta de vidro que deveria estar lacrada. O prejuízo foi de 673 milhões de reais.