Qual é a moeda mais cara do mundo?
Você sabe qual é a moeda mais cara do mundo? Este artigo não é para falar sobre criptomoedas, mas sim as moedas oficiais de cada país que valem mais do que euro ou dólar.
Para entender porque uma moeda vale tanto, é fundamental entender diferentes aspectos econômicos que podem interferir na cotação da moeda. Estamos nos referindo à variação cambial, que pode ser afetada por diversos elementos, como a economia, riscos, liquidez da moeda, balança comercial e até mesmo o valor das commodities.
Talvez você não achasse que o preço da soja ou do petróleo poderiam afetar a sua vida de alguma forma, não é mesmo? Na verdade eles podem, e muito. Quer saber qual é a moeda mais cara do mundo? Confira a lista que preparamos a seguir!
1- Dinar do Kuwait é a moeda mais cara do mundo
Lembre-se que não estamos abordando criptomoedas, porque todos sabemos que a moeda mais cara do mundo na verdade é a Bitcoin. O Dinar do Kuwait é atualmente a moeda mais cara do mundo. Caso você não saiba, ela equivale a quase três vezes o valor do dólar.
Mais precisamente, a moeda vale US$3,31! Ou seja, uma única moeda vale mais do que R$ 15 para nós brasileiros. A moeda é conhecida pela sigla KWD.
Mas por qual motivo uma moeda tão desconhecida (pelo menos em comparação ao dólar e ao euro) é tão mais valiosa? A resposta é simples e você já deve saber: o petróleo!
O país é um dos maiores exportadores de petróleo do mundo, e negocia quantidades absurdamente grandes desta commodity em dólar. Deste modo, muita quantidade de dinheiro em dólar entra no país, e como o dólar não é produzido no Kuwait, é necessário ser convertido na moeda local.
2- Dinar do Bahrein
Assim como a moeda mais cara do mundo, essa também é uma das mais valiosas,e o motivo é simples: a negociação do petróleo. O Bahrein é um Estado-Ilha, e por este motivo não existe a necessidade de ter tanto dinheiro circulando no país.
O resultado disso é simples: a moeda é muito valorizada frente ao dólar, sendo que é reconhecida pelo código BHD. No entanto, ter uma moeda que vale aproximadamente 2,65 dólares, apresenta também algumas desvantagens. Afinal, isso dificulta a importação e exportação de produtos de outros países.
3- Rial de Omã
Em 2021, a moeda de Omã era de 2,60 dólares, e isso faz com que ela seja a terceira moeda mais cara do mundo. Ela é reconhecida pelo código OMR. Caso você nunca tenha ouvido falar neste país e, saiba que ele faz parte da Península Arábica, sua economia é muito bem desenvolvida e a moeda tem muita força frente ao dólar.
Tanto é que o país precisou passar a emitir cédulas de 1/4 e 1/2 de Rial, para poder facilitar as transações comerciais no país.
4- Libra Esterlina é uma das moedas mais caras do mundo
E finalmente, chegamos a uma das moedas mais caras do mundo e ao mesmo tempo as mais conhecidas pelos brasileiros. A libra esterlina é emitida pelo banco central da Inglaterra. O Reino Unido possui algumas colônias que formam a Comunidade das Nações também conhecida como como Commonwealth, isso é, cada uma possui o próprio chefe de estado, mas quem compartilha todas as responsabilidades da gestão do país ainda é a Rainha Elizabeth.
Uma curiosidade que pouca gente conhece é que cada colônia emite a própria libra esterlina, que tem algumas características físicas diferentes umas das outras. No entanto, para o mercado, todas elas possuem a mesma cotação. Mas isso não significa que um turista possa viajar de forma livre entre os destinos usando a mesma moeda. Se você quer viajar para o Reino Unido, fique atento a esse detalhe.
5- Euro não é a moeda mais cara do mundo
É claro que o Euro não poderia faltar na lista das moedas mais caras do mundo. Quem costuma viajar para Europa ou fazer negociações já está acostumado a fazer compras e vendas em euro, e sabe que ela é ligeiramente mais alta do que o dólar.Na cotação atual de 2022, o Euro equivale a 1,14 dólares.
Além de ser a moeda oficial da União Europeia, o Euro também tem a maior reserva cambial do mundo, inclusive maior do que o próprio dólar. Por esse motivo, ainda é e sempre foi uma das moedas mais valorizadas do mundo.
6- Dólar americano
E finalmente, chegamos ao dólar, a moeda mais famosa do mundo em termos de negociações. A moeda americana é a principal referência monetária para negócios e turismo no mundo inteiro.
Governos de vários países utilizam o dólar não apenas para equilibrar a balança de importação e exportação, como também para investir pesado na bolsa de valores e outras aplicações que valorizam cada vez mais a moeda. Se você quiser saber como surgiu o dinheiro no mundo, confira aqui!
Você gostou de saber qual é a moeda mais cara do mundo? Você sabia que não é o euro? Então, deixe o seu comentário abaixo e aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais.