Diversos

O que significa a Monarquia? Entenda agora

A monarquia foi uma das primeiras formas de governo conhecidas pela humanidade e de suma importância como forma de governo. No artigo de hoje, separamos tudo o que você precisa saber para entender o que significa a monarquia. Continue a leitura e confira agora!

Comumente, quando o assunto é o que significa a monarquia tem-se a ideia de que ela é uma instituição monolítica. Contudo, existem várias formas de monarquia, como a monarquia parlamentarista ou constitucional. Sendo assim, os poderes do monarca são claramente definidos pelo Parlamento ou pela Constituição. Além disso, o nome consiste na ideia de que o soberano seja o chefe de estado e o primeiro ministro, o chefe de governo. Entenda mais a seguir.

O que é a monarquia?

A monarquia é uma forma de governo em que o indivíduo é denominado monarca, rei ou imperador e exerce a função de chefe do Estado. Sendo assim, ele permanece no cargo até a sua morte ou abdicação. O poder na monarquia é hereditário. Ou seja, é transmitido de pai para filho.

banner 300x250

Pode-se dizer que a monarquia foi uma forma de governo que predominou as civilizações, como as do sumérios, egípcios, hebreus e gregos. A maior parte dos regimes monárquicos teve caráter absolutista. Logo, o rei tinha poder de tomar qualquer medida sem que sofresse oposição de seus súditos, uma vez que possui a riqueza e o poder dos seus exércitos.

Assim foi com os faraós do Egito. Como chefe do Estado, o faraó tinha controle sob o que era cultivado e comercializado. Toda a população devia obediência a ele e às leis criadas por ele. Atualmente, ainda há países que adoram a monarquia como forma de governo, são exemplos: a Inglaterra, o Japão, a Austrália, a Arábia Saudita, a Espanha, entre outros.

Além das informações supracitadas, vale ressaltar que para entender o que a monarquia significa, é preciso saber que ela possui formas de acontecer: a monarquia absoluta (uma monarquia absolutista). Isso quer dizer que o rei tem todos os poderes na mão dele: poder legislativo, executivo e judiciário. Assim como há a monarquia limitada. Dentre elas, existem as monarquias de Estamento, Constitucional e Parlamentar. Entenda mais a seguir,

O que são as Monarquias de Estamento?

Considerado. Jovem de terno como Nicholas Ii isolado em fundo verde escuro. Estilo retro, comparação do conceito de eras. Belo modelo masculino como personagem histórico, monarca, à moda antiga.

Esse tipo de monarquia é o que acontecia no período feudal, em que o rei descentralizava o poder de suas mão dando a alguns nobres. Logo, a Idade Média era uma sociedade feudal hierárquica e dividia-se em quatro estamentos: o rei, a nobreza, o clero e os servos. Sendo assim, os dois primeiros possuíam privilégios em relação aos outros dois grupos que eram subordinados.

banner 300x250

As últimas monarquias de Estamento que aconteceram no mundo foi da Suécia e Meclemburgo, que acabou no ano de 1918.

| Leia também: Quais os filmes mais caros da história

O que é a Monarquia Constitucional?

Nesse modalidade, o rei tem o poder executivo, o poder moderador no caso do Brasil, e o poder Legislativo e Judiciário vai para outras áreas, para o Parlamento ou primeiro ministro, a título de exemplo. Sendo assim, o rei da monarquia constitucional de fato tem um poder.

Esse poder é baseado na Constituição que deixa muito claro o que rei deve ou não fazer. O caso do Brasil havia o poder moderador, criado especificamente para descrever qual seria o poder do imperador. Além disso, em uma monarquia constitucional é preciso ter um parlamento. Logo, os políticos precisam trabalhar juntamente ao rei.

O que é a Monarquia Parlamentar?

Nesse tipo de monarquia, o rei reina, mas não governa. Logo, o Poder Executivo fica nas mãos do ministro de gabinete específico que irá tomar conta do país, assim como as decisões do país. Nesse sentido, o rei tem mais uma função simbólica, uma função representativa. Como exemplo, pode-se citar o Japão que recentemente o rei até mesmo abdicou em função do seu filho.

Contudo, independentemente disso a monarquia parlamentar é de suma relevância para manter a sanidade psicológica de uma nação, um exemplo a ser seguido, além de centralizar a unidade nacional. As pessoas começam assim a ter um identidade e o rei se transforma em uma dessas identidades.

Quantas monarquias existem no mundo atual?

o que significa a monarquia: Coroa dourada sobre fundo de veludo vermelho

Agora que você já sabe o que significa a monarquia, que tal entender sobre aquelas que ainda existem no mundo de hoje? Veja quais são os modelos utilizados, como eles funcionam, suas características, bem como os pontos mais importantes.

Atualmente, dentre os aproximadamente 196 estados a 206 independentes, 44 ainda têm alguma relação com a monarquia. Sendo que a maioria denominam-se como reinos. Portanto, podem apresentar nomes diferentes, como Emirados, Sultanato, Principado e até Império.

Boa parte das monarquias que ainda existem hoje, ficam localizadas na Europa. Logo, países como a Suécia, a Noruega, Países Baixos, Luxemburgo, Dinamarca, Bélgica, Andorra, Espanha e o Reino Unido adotam a Monarquia Constitucional. Vale ressaltar ainda que cada país pode apresentar suas particularidades quando refere-se à monarquia.

Além dos países da Europa, encontra-se monarquias também na Ásia e na Oceania. Assim como no Oriente Médio (com a maior parte das monarquias islâmicas), na África e nas Américas.

E aí? Curtiu o conteúdo? Deixe suas dúvidas nos comentários.

Patrocinado

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo