Diversos

9 Motivos pelos quais você não consegue poupar dinheiro

Nem sempre o problema é o salário. Se você não está conseguindo poupar dinheiro, o problema pode estar além do que o que você recebe todo final de mês.

Para ajudar você, preparamos uma lista com os 9 principais motivos pelos quais você não consegue poupar dinheiro e fica quase sempre no vermelho.

Confira!

banner 300x250

1- Salário não negociável

poupar dinheiro

Se é o seu cheque de pagamento atual que o está deixando infeliz no trabalho, considere solicitar um aumento de salário com o seu chefe.

Um dos erros mais comuns que as pessoas cometem é não negociar sua oferta salarial.

Ao não fazer isso, você está deixando dinheiro na mesa. Inúmeros estudos mostraram que as pessoas que não negociam seus salários tendem a ganhar menos do que aquelas que ganham aumentos ao longo de sua carreira.

2- Não ser educado financeiramente não ajuda a poupar dinheiro

O que é uma ETF? Um depósito a prazo? Juros compostos? Tesouro Direto?

banner 300x250

A vida na casa dos vinte anos significa não se importar com esse tipo de conhecimento.

Mas quem pode nos culpar quando nunca fomos ensinados a calcular nossos impostos, investir em um fundo ou criar um orçamento na escola quando estávamos aprendendo sobre álgebra?

E se sua família também não falou sobre dinheiro ou ensinou você sobre finanças, você terá que aprender por conta própria.

Felizmente, existem muitos recursos disponíveis na internet (como o nosso blog) que simplificam termos financeiros complexos em linguagem mais simples para que qualquer pessoa entenda.

3- Mantendo a cultura do Instagram

Tentar viver de acordo com as pessoas que você vê no Instagram pode ser tentador.

Comprar as mesmas roupas ou decorar seu apartamento com artigos domésticos caros são prejudiciais para suas finanças.

Se você não puder pagar, não deve comprá-lo. Ponto final. Só porque você vê outras pessoas desfrutando de um certo nível de estilo de vida não significa que você pode ou que deve fazer o mesmo.

4- Pedir dinheiro emprestado não é bom para quem quer poupar dinheiro

poupar dinheiro

Quando você está em apuros financeiros, pode ficar tentado a pedir uma ajuda a um amigo, mas isso pode prejudicar a amizade – especialmente se você criar um hábito como esse.

Seu cônjuge pode precisar do dinheiro de volta antes que você possa pagá-lo.

Eles podem julgar seus hábitos de consumo ou, pior ainda, cortá-lo completamente se você não os pagar no prazo. Se quer começar a poupar dinheiro, evite empréstimos.

5- Prosseguir o ensino superior sem ter um plano

 As disciplinas da universidade são caras. Eles podem custar milhares de reais, dependendo do curso. Portanto, você precisa se planejar desde o início!

Também vale a pena se perguntar se você realmente precisa de qualificações de nível superior para o tipo de carreira que deseja – ou se está apenas passando o tempo na universidade porque ainda não tem ideia do que deseja fazer.

A dívida média da universidade para um estudante no Brasil é de cerca de R$25.000 – o que representa uma grande quantidade de dinheiro para um diploma que você nunca usará.

6- Escolhendo uma conta poupança com uma baixa taxa de juros 

Em termos mais simples, quanto maior a taxa de juros, mais juros você ganhará com seu dinheiro – o que aumentará sua economia mais rapidamente.

Uma boa regra geral para se ter em mente com as contas de poupança é procurar uma taxa superior à taxa de inflação. Esse número está sempre mudando; portanto, verifique sempre na internet, pesquisando em sites de confiança para saber se vale a pena deixar o seu dinheiro em determinado fundo ou não.

O que podemos adiantar é que a taxa Selic atingiu seu rendimento mais baixo em anos nos últimos meses. Manter dinheiro na poupança é literalmente perder dinheiro.

Em um próximo artigo, falaremos mais sobre essa questão de investimentos e o que realmente vale a pena ser feito para investir o seu dinheiro de forma rentável.

7- Cair na armadilha da inflação no estilo de vida é péssimo para poupar dinheiro

poupar dinheiro

Você ganha um aumento salarial, ou talvez um novo emprego e seu salário aumenta – assim como as despesas com seu estilo de vida.

Isso se chama inflação no estilo de vida e geralmente acontece tão gradualmente que você nem percebe até que seja tarde demais e seu saldo bancário pareça exatamente o mesmo de antes do aumento de seu salário.

A inflação no estilo de vida é uma armadilha muito comum quando você começa a ganhar mais e é muito rápido se ajustar a um salário maior.

Antes que você perceba, você está comprando um vinho melhor, pagando Ubers em vez de pegar o ônibus, fazendo suas compras em lojas caras, etc.

Em vez disso, pense em seu aumento salarial como um bônus para algo que o beneficiará no futuro, em vez de usá-lo para beneficiar você agora.

8- Despesas excessivas com aluguel

Seu aluguel não deve exceder 30% do seu salário mensal. Isso ocorre porque a moradia é geralmente considerada acessível quando uma família gasta não mais de 30% de sua renda para pagar por ela.

Só porque você pode gastar uma quantia enorme de dinheiro em um lugar que realmente gosta, não significa que deveria. Além disso, você realmente quer gastar todo o seu dinheiro com aluguel e não tem mais nada para todas as coisas que realmente gosta de fazer, como ir a jantares ou viajar?

9- Não investe dinheiro ainda?

Economizar dinheiro é importante, mas pouquíssimas de vinte e poucos anos entendem a importância de investir. Quanto mais cedo você começar no mercado, melhor.

Os especialistas sempre dizem que é “o tempo no mercado”, não o “timing do mercado” que traz os maiores ganhos. Quanto mais cedo você começar, mais você terá a longo prazo.

Se a ideia de comprar e vender ações o assusta, comece aos poucos. 

A única vez na sua vida em que cometer erros é esperado de você – sim, mesmo os financeiros – é quando somos jovens e estamos na casa dos vinte e poucos anos. Depois disso, a história muda.

Portanto, mesmo se você concordar com praticamente todos os pontos desta lista, a coisa mais importante a ser tirada disso é que você aprenda com seus erros – e não acabe repetindo-os.

Isso não significa que você deva se tornar uma pessoa paranoica e não possa mais gastar com o seu próprio lazer.

Pelo contrário, você deve fazer isso, porque é saudável para o corpo e para a mente. No entanto, você precisa buscar pelo seu equilíbrio.

Se você quer ter conforto lá na frente, precisa começar a pensar nisso agora, e não lá na frente. Somente dessa maneira você conseguirá desfrutar dos seus esforços.

Já imaginou chegar aos 29 anos já podendo comprar o seu próprio carro e apartamento? Isso é possível. Você só precisa criar disciplina com o seu próprio dinheiro!

E então, o que achou dos principais 9 erros que podem comprometer suas finanças e como resolvê-los? Deixe o seu comentário abaixo!

Se você tem algum tipo de dificuldade financeira, deixe nos comentários abaixo, e aproveite para compartilhar esse post em suas redes sociais!

Patrocinado

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo