Gastronomia

Quais são os temperos mais caros do mundo?

Usados para dar sabor, aroma, cor ou mesmo para se realçar o paladar, os temperos eram considerados verdadeiras joias há alguns séculos. Ainda hoje, existem alguns que são considerados os temperos mais caros do mundo.

Em alguns lugares, o quilo de algumas especiarias podem custar uma verdadeira fortuna. 

Sabemos que temperos são essenciais em qualquer cozinha, mas você sabe o que torna eles tão caros? É o que vamos mostrar nesse artigo. Veja a seguir os 3 temperos considerados os mais caros e saiba o motivo.

banner 300x250

Quais são os temperos mais caros do mundo?

Quais são os temperos mais caros do mundo? colheres de temperos dispostos em uma bancada,

Como já foi dito, os temperos servem para dar um toque extra nas comidas que nós consumimos todos os dias.

Além disso, você sabia que temperos são extraídos de uma planta ou uma parte dela? 

Inclusive, a fato de curiosidade os primeiros temperos são datados da época do antigo Egito, há mais de 3000 anos A.C. Mas vamos para os temperos!

Primeiros lugar: Açafrão

Quais são os temperos mais caros do mundo? fio de açafrão na placa de madeira, isolado no fundo branco.

Conhecido também como ouro vermelho, o açafrão puro está no topo da lista de temperos mais caros do mundo. 

banner 300x250

Altamente valorizado por seu sabor único, a especiaria se origina da flor Crocus Sativus.

Seu valor se deve ao fato de que cada flor possui apenas três pistilos de açafrão, sendo assim, seria necessário a colheita de aproximadamente 150.000 flores para fazer 1kg de açafrão. Alem disso, meio quilo de açafrão pode chegar a custar até 10 mil euros.

Atualmente cerca de 70% da produção de açafrão se concentra na Espanha, mesmo que seu cultivo tenha se originado na Ásia. 

E não podemos deixar de mencionar a forma que o tempero é colhido. Mesmo sendo de fácil cultivo, o açafrão é colhido de forma manual e colocado para secar.

Segundo lugar: Baunilha

Quais são os temperos mais caros do mundo? sementes de baunilha pretas na ponta de uma faca.

O segundo lugar entre os temperos mais caros do mundo está a baunilha! Sua origem vêm de uma espécie de orquídea nativa do México. Ela era muito usada pelos índios da região, e só posteriormente foi disseminada pelos espanhóis por toda a Europa.

Um fato curioso é que há dois tipos de baunilha: a Bourbon e Taiti. E por ter um aroma mais floral, a Taiti é mais utilizada entre profissionais da alta gastronomia.

O processo de extração é simples, e consiste em sua secagem. Essa etapa gera uma fermentação natural, deixando os grãos com aroma concentrado. Após isso, a baunilha é jogada em álcool.

Tudo isso é necessário para que se obtenha sabor, já que a fava em si não tem nenhum. 

Além disso, há algumas razões pelas quais a baunilha é cara. A maior parte da produção de baunilha vem de Madagascar, região que às vezes é atingida por ciclones, o que afeta as plantações.

Além disso, as videiras de baunilha levam de dois a quatro anos para atingir a maturidade. 

Outro motivo da baunilha estar entre os temperos mais caros do mundo, é que as flores de baunilha geralmente florescem apenas um dia por ano e precisam ser polinizadas imediatamente para produzir seus grãos.

O preço desta especiaria perfumada depende de onde for cultivada e como será  vendida. 

Por exemplo, o extrato de baunilha pode passar os 600 euros por quilo. 

Terceiro lugar: Cardamomo

Cardamomo verde na tigela de madeira e colher.

O cardamomo está em terceira posição. Apesar de ser relativamente mais barato em comparação com o açafrão e a baunilha, o cardamomo normalmente custa mais de 70 euros o quilograma.

O cardamomo é uma especiaria muito utilizada na culinária indiana, além de ser considerado terapêutico. 

Sua origem data dos antigos egípcios que utilizavam de suas propriedades para o cuidado da saúde bucal. Além disso, o cardamomo já foi utilizado como uma fragrância também.

O que não há como negar, é que entre os temperos mais caros do mundo, é o que possui a maior variedade de aplicações. O cardamomo é uma planta que está relacionada à família do gengibre e tem um sabor picante.

Suas principais áreas de cultivo estão na Índia e Madagascar. E é preciso dizer que há dois tipos de cardamomo: o preto e o verde. 

Enquanto o cardamomo preto tem um sabor defumado, e azedo, muito utilizado para dar sabor a pratos salgados, o cardamomo verde é frequentemente usado em sobremesas.

É interessante dizer que o cardamomo ganhou destaque principalmente no início do século XIX. Ele foi muito trabalhado na função de medicamento, utilizado no auxílio de combate a infecções, problemas de digestão e melhora da respiração.

Gostou de saber mais a respeito dos temperos mais caros do mundo? Saiba que apesar dos preços altos, essas especiarias realçam o sabor e a beleza das refeições. Vale a pena experimentar utilizá-las ao menos uma vez!

Aproveite e fique aqui ou acompanhe nossas redes sociais para ver mais conteúdos como este!

Patrocinado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo